Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto propõe que veículos do serviço funerário trafeguem nas faixas de ônibus

Projeto propõe que veículos do serviço funerário trafeguem nas faixas de ônibus

por Patrícia Drummond publicado 10/10/2019 15h48, última modificação 10/10/2019 15h48
Projeto propõe que veículos do serviço funerário trafeguem nas faixas de ônibus

Foto: Alberto Maia

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei n° 2019/370, de autoria do vereador Zander Fábio (Patriota), que sugere a liberação do tráfego de veículos do serviço funerário municipal a transitar nas faixas preferenciais de ônibus.

“A proposição busca reduzir os efeitos da demora na remoção e transporte de corpos de pessoas falecidas”, destaca o parlamentar. “Esses veículos de serviço funerário necessitam se deslocar com a máxima agilidade, o que nem sempre é possível”, acrescenta.

Ficam autorizados a trafegar veículos devidamente cadastrados e licenciados. A permissão, segundo a matéria, se dá independentemente de dias e horários da semana.

Zander justifica, em seu projeto, que os veículos responsáveis pelos serviços funerários já desempenham velocidade inferior à média, ou seja, por conta da responsabilidade com o corpo transladado, já têm uma considerável redução de mobilidade.

“Prover a flexibilização para permitir a utilização das faixas/corredores exclusivos de ônibus fomentará maior mobilidade aos mencionados, dinamizará o fluxo dos veículos nas faixas preferenciais e remediará os efeitos de uma possível má prestação do serviço, resultante de entraves ocasionados pelo permanente estado de congestionamento do trânsito dos grandes centros urbanos”, argumenta.

O Poder Executivo deverá regulamentar as penalidades para os casos de infração ao proposto no projeto de lei, assim como de que maneira se dará a fiscalização.

(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel – Convênio PUC/GO)