Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / PROJETO PROPÕE RECONSTRUÇÃO DE MONUMENTO NA PRAÇA DOS TRABALHADORES

PROJETO PROPÕE RECONSTRUÇÃO DE MONUMENTO NA PRAÇA DOS TRABALHADORES

por lucas-ff — publicado 10/05/2016 14h45, última modificação 11/05/2016 08h40
Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Paulo da Farmácia quer a reconstrução do Monumento da Praça dos Trabalhadores.

Iniciativa do vereador Paulo da Farmácia ( PROS), foi apresentado hoje, dia 10, na Câmara Municipal de Goiânia, projeto que autoriza o Poder Executivo a adotar todos os procedimentos necessários para a reconstrução do Painel/Monumento da Praça dos Trabalhadores. No mês passado, o vereador realizou Audiência Pública para debater o assunto com professores, arquitetos, artistas e representantes de órgãos municipais e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O Monumento ao Trabalhador foi construído em 1959, na administração do prefeito Jaime Câmara, com o apoio do governador de Goiás na época, José Feliciano, a partir da reivindicação de sindicalistas. Foi a obra que mudou o nome da Praça Americano do Brasil, que passou a ser conhecida como Praça do Trabalhador. O Monumento, do artista plástico Clóvis Graciano, era formado por uma estrutura de concreto e painéis de mosaicos, que evocavam as lutas dos trabalhadores em várias partes do mundo.

Nos anos seguintes, o local incorporou-se às agendas das lutas sociais em Goiânia. Ali passaram a acontecer as comemorações do dia 1º de Maio, algumas assembléias de greves e eventuais manifestações políticas.

Mas em 1969 o Monumento foi atingido por piche fervido. Segundo os historiadores, uma retaliação do Comando de Caça aos Comunistas (CCC). Os painéis, com pastilhas de vidro, foram danificados. Na administração seguinte a de Iris, o prefeito Manoel Carlos ordenou a raspagem das pastilhas danificadas, em 1973. E em 1987, Joaquim Roriz determinou a retirada do Monumento, sob a alegação da necessidade de continuar a Avenida Goiás. Pedro Wilson, prefeito de Goiânia em 2003, constituiu um grupo de trabalho para debater a reconstrução do Monumento, mas o projeto não foi levado adiante.
(Jô Almeida)