Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto que institui no calendário Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil será sancionado nesta terça pelo prefeito Iris Rezende, em ato público no Paço

por Patrícia Drummond publicado 14/10/2019 16h36, última modificação 14/10/2019 16h36

Dezenas de pais e mães estarão reunidos nesta terça-feira (15), às 9 horas, em frente ao Paço Municipal, em um ato que celebrará a sanção do projeto de lei que institui no calendário oficial de Goiânia a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil. Todos estarão vestidos de branco e soltarão balões da mesma cor em alusão aos filhos que partiram de forma tão precoce.

O prefeito Iris Rezende sancionará o projeto, de autoria do vereador Andrey Azeredo (MDB), durante o evento. A data, 15 de outubro, não foi escolhida por acaso: em vários países, este dia é celebrado como “Dia da Conscientização sobre Perda Gestacional e Infantil”. “Acredito que, agora, vamos ter políticas públicas mais efetivas direcionadas a estas famílias, tratando de forma mais adequada este momento único na vida destes pais”, destaca Andrey.

Sancionado, o projeto de Andrey torna-se lei, e deverá ser conhecida como ´Lei Gregório´. Este foi o nome que o casal Sherloma e Felipe Aires deu ao seu filho, que viveu por apenas três dias. Eles foram os principais entusiastas da ideia, inspirando-se em ações semelhantes ocorridas em outros municípios. “Precisamos dignificar o luto desses pais, ampará-los e dar voz à sua dor. Precisamos quebrar o silêncio”, diz Sherloma.

Ela e Felipe reuniram-se com o vereador e o projeto, então, foi construído a várias mãos. Antes mesmo da tramitação formal na Câmara, foi ganhando apoio de outros pais e entidades.

“Tive o privilégio e a honra de ser escolhido pelo Felipe e pela Sherloma. Eles são os idealizadores de tudo isso. Nosso objetivo é lutar por respeito ao luto dos pais que passam por este tipo de perda; dar visibilidade a um tema tão sensível como esse, dignificar o sofrimento e dar voz a estas famílias e promover a humanização do atendimento nos ambulatórios e hospitais”, argumenta Andrey Azeredo.

SERVIÇO
Sanção do projeto de lei que institui a Semana de Sensibilização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil
Data: 15 de outubro, terça-feira
Horário: 9 horas