Em definitivo, Câmara aprova reconhecimento de corrida de rua como Patrimônio Cultural de Goiânia
A Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (8), projeto de lei (PL404/2023) para instituir a corrida de rua como Patrimônio Cultural Imaterial de Goiânia. A proposta, de autoria do vereador Wellington Bessa (DC), visa ao incentivo da prática de exercícios físicos na Grande Goiânia.
Segundo o parlamentar, a atividade física representa fator determinante para garantia de vida saudável. “Investir na prática de exercícios físicos é incentivar uma vida saudável, prevenindo doenças, como obesidade, pressão alta e até AVC, além de influenciar diretamente na melhoria da saúde mental dos praticantes”, afirmou.
Bessa destaca ainda que a população de Goiânia já aprecia a prática esportiva da corrida de rua. “A corrida de rua é o esporte mais praticado em Goiânia, inclusive com praticantes representando a capital em outras cidades, como na tradicional Corrida de São Silvestre”, disse.
Palco de eventos esportivos
Além de reconhecer e de dar voz aos corredores de ruas, a proposta também busca estimular realização de eventos esportivos em Goiânia.
De acordo com o vereador, a capital já desperta interesse em empresários do segmento. “Goiânia já sedia vários eventos esportivos, como a Meia Maratona de Goiânia e o Circuito Goiânia 5 k. Como forma de incentivar o esporte, também realizo mensalmente o tradicional ‘Treinão à Bessa’. Com aprovação desse projeto, acredito que possamos fazer muito mais, inclusive dando ao poder público a missão de investir na corrida de rua”, conclui.
O projeto segue para sanção do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).
*Com informações da assessoria de comunicação do vereador