Plenário dá aval a projeto para regulamentação da prática do caravanismo
O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, na Sessão Ordinária desta terça-feira (9), projeto de lei para regulamentação da prática do caravanismo. De autoria do vereador Lucas Kitão (União Brasil), a matéria reconhece o valor cultural e turístico das atividades de caravanistas.
Segundo o texto, a atividade caravanista poderá ser realizada em locais pavimentados ou não, utilizando como abrigo um veículo preparado para pernoite dos ocupantes – como ecoresorts e parques de campismo rural. A proposta também prevê divulgação de espaços urbanos e rurais propícios à prática do caravanismo, como forma de atrair turistas e de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
“Existem estudos que preveem aumento em 50% da prática do caravanismo nos próximos dez anos. O município precisa ter infraestrutura turística para atração de eventos, bem como regulamentação do uso, da ocupação e da fruição de bens naturais e paisagísticos para utilização sustentável dos recursos”, explica o parlamentar.
O projeto vai permitir ainda mapeamento de áreas disponíveis para prática do caravanismo. Os locais deverão primar pela preservação ambiental e pela segurança do tráfego.
“Precisa-se de estudo de georreferenciamento sobre os impactos da atividade caravanista no meio ambiente e nas comunidades locais, e também a participação de diversos segmentos, inclusive do comércio, que permite oferecer algum tipo de produto para os caravanistas”, completa Kitão.
O texto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade).