Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto quer tornar obrigatória redes de proteção em apartamentos na capital

Projeto quer tornar obrigatória redes de proteção em apartamentos na capital

por Da Redação publicado 11/05/2021 11h58, última modificação 11/05/2021 11h58

A queda de uma criança do 22° andar de um prédio em Goiânia, no último final de semana, levou o vereador Ronilson Reis (Podemos) a elaborar um Projeto de Lei, protocolado hoje, 11, na Câmara Municipal, que obriga todos os condomínios verticais a fazer a instalação de redes de proteção nas janelas, sacadas e varandas dos prédios, tanto nos apartamentos quanto nas áreas de uso comum.

A lei estabelece que a vedação prevista deve ser realizada por meio de grades, telas ou redes. As duas últimas deverão ser com material de polietileno com nó, devendo ser trocadas a cada cinco anos. Atualmente, ninguém é obrigado a instalar uma tela de proteção no apartamento. Conforme o vereador, a medida é preventiva. “A prevenção é a melhor forma de combatermos acidentes que poderiam ser evitados."

Com a aprovação, o vereador acredita na redução imediata das inúmeras tragédias. Ronilson afirma ainda que a rede de proteção além de proteger crianças, também evitar acidentes com animais domésticos e até mesmo queda de objetos. A lei apresentada revoga a Lei nº 9.893, em que era opcional, por parte das construtoras e moradores, a instalação das redes de proteção. (da Assessoria de Comunicação do vereador).