Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto visa incentivar doação de fios de cabelo para pacientes com câncer

Projeto visa incentivar doação de fios de cabelo para pacientes com câncer

por Quezia de Alcântara publicado 08/08/2017 11h30, última modificação 08/08/2017 14h36

Para minimizar os efeitos da quimioterapia dos pacientes com câncer, especialmente os que afetam a autoestima do doente, o vereador Paulo Daher (DEM) apresentou na sessão desta terça-feira, 8, matéria que cria o Programa de Incentivo de Doação de Fios de Cabelo.

O objetivo é que sejam confeccionadas perucas para doação a pacientes que perderam seu cabelo, um dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico. “A aplicação de medicamentos na corrente sanguínea durante a quimioterapia é essencial para o tratamento, pois, dessa forma, age em etapas diferentes do crescimento do tumor”, explica o vereador que também é médico.

“Todavia o medicamento não tem preferência por uma célula ou outra e acaba atacando tanto as doentes quanto às saudáveis e em função disso, ocorre a queda de cabelo e outros pelos do corpo”, adiciona.

Além da doação dos fios que poderá ser feita nos mutirões ou postos de coleta, os interessados em ajudar, poderão doar também lenços, chapéus e outros artefatos têxteis. A divulgação do programa e as coletas deverão ser feitas em escolas, salões de beleza, organizações não governamentais e eventos.