Projeto visa inclusão de noções gerais de proteção e defesa civil nos currículos escolares
Foi aprovado na sessão plenária desta quarta-feira, 6, um projeto de lei de autoria do vereador Cabo Senna (PRB) que tem por objetivo regulamentar a inclusão de noções gerais de proteção e defesa civil nos currículos escolares da rede municipal de Goiânia. A inclusão será feita conforme a proposta político-pedagógica elaborada pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).
O documento visa incorporar ao currículo escolar os conceitos de redução de risco de desastres e acidentes, criar uma cultura de prevenção e de proteção civil, difundir informações, conhecimentos e técnicas que possibilitam a prevenção dos acidentes, divulgar técnicas de autopreservação e segurança coletiva e construir o conhecimento em proteção e defesa civil.
Segundo o propositor, a pretensão do projeto é ajudar os estudantes de várias idades e níveis de desenvolvimento para identificar ameaças. “A ampliação da perspectiva individual e coletiva do risco e do desastre, a partir da escola, permitirá à comunidade educativa ter um conhecimento integral das condições geradoras de riscos e iniciar processos de sensibilização e conscientização que potencializam uma mudança cultural direcionada à responsabilidade social e necessidade de autoproteção frente às ameaças”, assinalou Cabo Senna.
Texto produzido por Gabriel Hamon, estagiário vinculado à PUC-GO