Projeto visa plantio de árvores por concessionárias de veículos para compensar impacto ambiental
O vereador Alfredo Bambu (Patriota) apresentou nesta terça-feira (20) o projeto de lei n° 2019/311, dispondo sobre o plantio de árvores, por concessionárias de veículos sediadas na Capital, como forma de reduzir os impactos ambientais, especificamente do efeito estufa.
“A ideia é que o número de árvores existentes em nossa cidade possa acompanhar o crescimento da frota de automóveis e contribua para a redução do aquecimento global”, justifica o parlamentar.
As concessionárias deverão plantar e comprovar a ação conforme a quantidade de carros vendidos no mês. O objetivo da proposta é contribuir com o projeto de arborização da Prefeitura de Goiânia, de modo a reparar a emissão de dióxido de carbono (CO2) emitido pelos carros, que favorecem o efeito estufa.
“Realizamos várias pesquisas e verificamos que algumas Câmaras Municipais aprovaram projetos semelhantes. Também encontramos concessionárias em outros Estados que já estão plantando árvores para compensar o carbono emitido por carros”, argumenta Bambu.
De acordo com a matéria, o plantio das árvores deverá ser feito no prazo de três meses após a data de comercialização do veículo. A determinação da área para a semeadura será definida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
(Texto produzido pela estagiária Ingrid Raquel – Convênio PUC/GO)