Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / CCJ aprova projetos para estímulo à vacinação em Goiânia

CCJ aprova projetos para estímulo à vacinação em Goiânia

por Quezia de Alcântara publicado 22/11/2023 10h35, última modificação 22/11/2023 15h25
Kátia Maria (PT) propõe apresentação de caderneta de vacinação da criança e de exame de pré-natal da mãe para acesso a programas sociais
CCJ aprova projetos para estímulo à vacinação em Goiânia

Foto: Divulgação

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, nesta quarta-feira (22), projetos de lei para estímulo à vacinação na comunidade goianiense.

O PL 79/2023, de autoria da vereadora Kátia Maria (PT), determina apresentação da caderneta de vacinação, da matrícula e da frequência escolar da criança, bem como do exame de pré-natal da mãe – todos os documentos atualizados, como contrapartida para acesso de famílias a programas sociais.

De acordo com Kátia, “tornar obrigatória a apresentação da Caderneta de Saúde da Criança atualizada, para o acesso das famílias aos programas sociais, é uma forma de reforçar ainda mais a importância desse documento, dos benefícios da vacinação e da própria saúde pública”.

Quanto às gestantes inscritas em programas sociais, a parlamentar salienta que “a ferramenta aqui proposta é mais um mecanismo que irá auxiliar, de forma definitiva, na melhoria dos índices de realização de pré-natal na cidade de Goiânia”.

Dia Municipal

Outro projeto (PL 269/2023), de autoria do ex-vereador Raphael da Saúde (DC), institui o Dia Municipal em Defesa da Vacina, no Calendário Oficial de Goiânia.

Segundo o texto, a data será comemorada, anualmente, em 17 de janeiro – marco inicial da vacinação contra Covid-19 no Brasil, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou uso emergencial da CoronaVac.

“A vacinação é a medida de prevenção mais poderosa de qualquer sistema de saúde, e no caso da pandemia de Covid-19, as vacinas foram capazes de controlar, de forma magnífica, a taxa de mortalidade”, justificou Raphael da Saúde. Ele citou ainda estudo realizado pelo Imperial College, em Londres, estimando que “a vacinação para Covid-19, em 2021, preveniu até 20 milhões de mortes no mundo”.

Os projetos aprovados seguem para primeira votação em Plenário.