Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projetos concedem desconto no IPTU para quem adotar ou cuidar de animais abandonados

por Quezia de Alcântara publicado 10/10/2022 10h40, última modificação 17/10/2022 16h31
Contribuintes que adotarem cães e gatos abandonados terão abatimento de 5% no valor do imposto

Tramitam na Câmara de Goiânia propostas para conceder descontos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a organizações e contribuintes que adotarem e cuidarem de animais abandonados. As matérias são de autoria do vereador Marlon (Cidadania).

O projeto de lei nº 193/2022 autoriza desconto de 5% no valor do IPTU para imóveis de Organizações Sociais (ONGs), devidamente cadastradas e registradas, que cuidam de cães e gatos abandonados na capital. Serão beneficiados abrigos sem fins lucrativos que recebem esses animais.

Este projeto incentiva criação de abrigos para cães e gatos, além de beneficiar espaços e Organizações Sociais devidamente cadastrados, que atualmente contam com grande número de animais alojados em suas dependências”, justifica o parlamentar. Ele acrescenta que “a falta de incentivo do Poder Público a esses locais de acolhimento faz com que funcionem apenas com pequenas doações e apoios de entidades privadas e cidadãos, não recebendo ajuda do Município ou de qualquer órgão público, o que dificulta ainda mais a nobre ação”.

Desconto para contribuintes

Com teor semelhante, o projeto nº 183/2022 autoriza desconto de 5% no valor do IPTU para imóveis de contribuintes que adotarem cães e gatos castrados e vacinados, junto ao Centro de Controle de Zoonoses Municipal e ONGs cadastradas.

Segundo o vereador, a matéria "incentiva adoção de cães e gatos, em especial do Centro de Zoonoses e de ONGs cadastradas, que atualmente contam com número grande de pets esperando por um lar”. Marlon afirma ainda que a proposta estimula castração como medida para prevenção de zoonoses e do aumento de animais abandonados nas ruas.