Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projetos obrigam terceiro degrau em ônibus e sensor para bebês

Projetos obrigam terceiro degrau em ônibus e sensor para bebês

por Quezia de Alcântara publicado 25/08/2016 10h15, última modificação 25/08/2016 10h15

O plenário aprovou esta semana em última votação, matéria do vereador Paulo da Farmácia (Pros) que obriga empresas do transporte coletivo a colocarem o terceiro degrau retrátil com adaptação hidráulica ou mecânica, para que os passageiros desçam do veículo em nível o mais próximo possível da calçada.

Segundo o vereador atualmente o embarque a desembarque de passageiros, principalmente de idosos e portadores de deficiência tem sido dificultado devido à altura, às vezes, de quase um metro do segundo degrau do ônibus em relação à rua.

SENSOR PARA RECÉM-NASCIDO

Outro projeto do mesmo vereador aprovado em plenário é o que institui normas de segurança para proteção de recém-nascidos em hospitais e maternidades da rede pública e particular. A proposta é que os bebês tenham dispositivos com sensor de alarme para que não sejam retirados dos hospitais de forma criminosa.

“Temos observado através da mídia, impressionantes e inúmeros casos de desaparecimento de crianças e troca de recém-nascidos”, alerta o parlamentar, adicionando que é dever do poder público buscar alternativas para impedir tais crimes e “acabar com o sofrimento de mães e familiares”.