Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta cria programa para cuidar da saúde mental dos policiais

Proposta cria programa para cuidar da saúde mental dos policiais

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 10/08/2023 11h30, última modificação 14/08/2023 10h01
Aava Santiago propõe que o Programa firme parcerias da Prefeitura com Núcleos em Psicologia das Instituições de Ensino Superior

Um programa destinado a cuidar da saúde mental dos profissionais da segurança pública, que atuam na capital, foi aprovado hoje (10), em segunda votação, pelo plenário da Câmara Municipal. A proposta, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), vai agora para a análise do prefeito Rogério Cruz (Republicanos), que pode sancionar ou vetar a matéria.

O Programa de Cuidado com a Saúde Mental dos Profissionais da Segurança Pública estabelece parcerias da Prefeitura de Goiânia com os Núcleos em Psicologia das Instituições de Ensino Superior, com a finalidade de proporcionar um atendimento psicológico a todos os profissionais da segurança pública que atuam na capital.

Polícia Federal, Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiro e Polícias Penais são as instituições com as quais, pelo projeto, o Executivo municipal poderá estabelecer parcerias, conforme o projeto da vereadora tucana. Como beneficiários do Programa estão os profissionais da Guarda Civil Metropolitana e Polícia Técnica Científica, que estejam lotados em Goiânia.

ACOMPANHAMENTO

"Nossa proposta", justifica a vereadora Aava Santiago, "visa dar um atendimento psicológico a todos os profissionais da segurança pública que necessitam de acompanhamento nesse sentido. Ou seja, esses profissionais trabalham diariamente com o risco, com problemas sociais, situações e pessoas vulneráveis, que exigem equilíbrio emocional".

Lembra a vereadora igualmente "as condições de trabalho ruins, altas jornadas, pouco descanso e perseguições, fatores que desencadeiam patologias mentais. Como adverte profissionais do setor, não procurar atendimento especializado nesses casos aumenta em três vezes o risco de desenvolver transtornos depressivos, sem contar distúrbios do sono e mudança de humor. Fatos que aumentam a necessidade de ajuda psicológica desses profissionais".

A vereadora Aava concluiu: "Propomos um tratamento mais humanizado para todos os profissionais da segurança pública. É um dever do Estado garantir saúde para a população, através de políticas sociais e econômica a fim de reduzir os riscos de doenças e outros agravos, como está previsto no artigo 196 da Constituição Federal".