Proposta de Aava prevê distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia
Tramita, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 400/2023) para criar o Programa de Distribuição Gratuita de Sutiãs Pós-Mastectomia e Reconstrução Mamária para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), o texto aguarda parecer da Procuradoria da Casa, para depois seguir à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
“Esta iniciativa visa atender à necessidade crítica e negligenciada de mulheres que enfrentam dificuldades significativas para acessar sutiãs apropriados, após mastectomia e reconstrução mamária, procedimentos cirúrgicos importantes para a saúde das mulheres”, afirma a parlamentar.
“No entanto, a falta de acesso aos sutiãs pós-mastectomia apropriados pode resultar em desconforto físico e emocional, impactando negativamente a qualidade de vida e a recuperação das mulheres”, acrescenta.
Segundo Aava Santiago, a situação socioeconômica não deve representar obstáculo para acesso a cuidados de saúde adequados. O programa proposto, de acordo com a vereadora, elimina barreiras financeiras e permite acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos sutiãs necessários para recuperação após cirurgia.