Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta de Aava prevê distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia

Proposta de Aava prevê distribuição gratuita de sutiãs pós-mastectomia

por Quezia de Alcântara publicado 14/11/2023 10h55, última modificação 14/11/2023 15h33
Programa apresentado elimina barreiras financeiras e permite acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade a sutiãs para recuperação após cirurgia

Tramita, na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 400/2023) para criar o Programa de Distribuição Gratuita de Sutiãs Pós-Mastectomia e Reconstrução Mamária para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. De autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), o texto aguarda parecer da Procuradoria da Casa, para depois seguir à análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Esta iniciativa visa atender à necessidade crítica e negligenciada de mulheres que enfrentam dificuldades significativas para acessar sutiãs apropriados, após mastectomia e reconstrução mamária, procedimentos cirúrgicos importantes para a saúde das mulheres”, afirma a parlamentar.

No entanto, a falta de acesso aos sutiãs pós-mastectomia apropriados pode resultar em desconforto físico e emocional, impactando negativamente a qualidade de vida e a recuperação das mulheres”, acrescenta.

Segundo Aava Santiago, a situação socioeconômica não deve representar obstáculo para acesso a cuidados de saúde adequados. O programa proposto, de acordo com a vereadora, elimina barreiras financeiras e permite acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica aos sutiãs necessários para recuperação após cirurgia.