Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta de Policarpo, inclusão de times no Refis garante mil vagas gratuitas em escolinhas de futebol para crianças carentes

por Edição de notícias publicado 11/10/2023 16h30, última modificação 11/10/2023 16h36
Acordo firmado com clubes de futebol assegura formação esportiva gratuita a crianças carentes. Objetivo é compensar parte de dívidas tributárias dos times junto ao município

Foto: Fabiano Araújo

Em mais uma ação para promover o esporte na cidade, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador GCM Romário Policarpo (Patriota), articulou junto ao prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), uma solução para dívidas tributárias de três clubes de futebol com o município de Goiânia. A decisão foi que o Atlético Clube Goianiense, o Vila Nova Futebol Clube e o Goiás Esporte Clube ofertarão cerca de mil vagas em suas escolinhas de futebol para crianças carentes da rede municipal de ensino, como forma de compensar, parcialmente, dívidas referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS), que somam cerca de R$ 64 milhões.

Os clubes afirmam não ter condições de arcar com o refinanciamento dos valores em atraso e há anos defendem isenção dos tributos, propondo, em contrapartida, serviços para o município. Dessa forma, Policarpo sugeriu que parte das dívidas fossem saldadas através da acolhida de crianças carentes em suas escolas de futebol, juntamente com outras iniciativas. “Dificilmente a Prefeitura receberia esse dinheiro e, também, seria muito difícil para a cidade de Goiânia fazer o que a lei manda, isto é, a retomada dos imóveis desses clubes de futebol. Não conseguimos imaginar um clube de futebol tendo seu estádio tomado pela Prefeitura por conta de impostos. Foi bom para os clubes, bom para a Prefeitura de Goiânia e, principalmente, para a cidade”, declarou o vereador.

Para que a proposta seja efetivada, os três times serão incluídos no Programa de Refinanciamento de Dívidas (Refis), por meio de emenda ao projeto original que estabelece “a instituição de Programa Especial de Negociação e Solução de Dívidas Tributárias e Não Tributárias para os clubes esportivos sediados no Município de Goiânia”. O documento assinado pelo prefeito, na última segunda-feira (9), segue para apreciação da Câmara.

Menos crianças na rua, mais crianças com a bola

Com as vagas disponibilizadas, crianças carentes da rede municipal de ensino poderão receber formação esportiva, com potencial de desenvolver habilidades atléticas e de romper o ciclo de vulnerabilidade. De acordo com o secretário de Finanças de Goiânia, Vinicius Alves, o projeto terá impacto positivo na vida de muitas famílias necessitadas da capital. “O futebol de Goiânia é referência e abriga três grandes times de relevância nacional. Vamos revelar muitos novos talentos, promover inclusão de crianças e jovens e transformar a vida de muitas famílias", afirmou.

Além da formação, os clubes de futebol deverão oferecer transporte, alimentação, vestuário e demais materiais necessários para prática de atividades físicas aos alunos da rede municipal de ensino.