Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Denício Trindade propõe combate à divulgação de notícias sobre atentados ou ações terroristas

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 25/04/2023 11h50, última modificação 25/04/2023 16h41
Segundo vereador, pesquisas apontam relação entre maior incidência de massacres em escolas e divulgação de atos violentos pela mídia

O vereador Denício Trindade (MDB) apresentou, na Sessão Ordinária desta terça-feira (25), projeto de lei (PL 137/2023) para combate à divulgação de notícias sobre atentados, ações violentas ou de terrorismo nas redes sociais, sites, rádios, jornais e revistas. "Esse projeto surge como mais um instrumento voltado a combater pessoas ou grupos de pessoas que utilizam meios de comunicação para espalhar medo, impor violência e atentar contra a incolumidade física ou psicológica do outro. A violência nas escolas serve de alerta para tomada de posição de todos os segmentos organizados da sociedade", justificou o parlamentar.

No embasamento da proposta, Denício cita estudos e pesquisas – nas áreas de psicologia e sociologia – que relacionam maior incidência de atentados em escolas à divulgação de atos violentos pela mídia. "Na Alemanha, em 2009, após cobertura midiática de um massacre, houve aumento significativo de ameaças e ataques de violência no ambiente escolar", exemplificou.

"Em Goiânia, no último dia 17, dois adolescentes foram apreendidos por ameaças em instituições de ensino. Com eles, foram encontradas cinco armas de fogo e uma arma branca. Em abril, além de centenas de perfis derrubados em redes sociais, houve 225 prisões e apreensões por incentivo à violência em ambiente escolar. Sem contar a investigação da Polícia Federal para apurar atividades neonazistas. Então, a preocupação é necessária, diante do quadro de violência que atinge jovens do mundo inteiro", completou o vereador.