Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta do vereador Ronilson Reis inclui educação entre atividades essenciais no município

por Da Redação publicado 15/03/2021 13h48, última modificação 15/03/2021 13h49

A Câmara Municipal de Goiânia deve apreciar nesta terça-feira,15,  Projeto de Lei do vereador Ronilson Reis (Podemos) que reconhece os serviços educacionais, por meio da oferta de aulas presenciais em escolas públicas e privadas, como atividades essenciais para a população de Goiânia, possibilitando a retomada das aulas no município, seguindo as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19.

Hoje, estima-se que 165 mil alunos, da Rede Pública e Privada, estão fora da sala de aula há um ano. Para reverter esse quadro, conforme a proposta de Reis, a presença física do aluno na escola será opcional, uma vez que os pais também poderão optar que os filhos acompanhem as aulas no módulo virtual. “Precisamos trabalhar para a retomada das atividades educacionais com urgência, dentro das medidas de segurança e prevenção à Covid-19. Estudos mostram que esse longo prazo já acarreta atrasos e influencia, diretamente, no aprendizado dos alunos”, enfatiza Ronilson.

O projeto inclui todas as formas de educação, pública e privada, no âmbito municipal relacionadas à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens Adultos (EJA), Ensino Técnico e Ensino superior. “Não vamos obrigar ninguém a ir à sala de aula. Queremos que o ensino presencial seja retomado. Muitos alunos não tem sequer o que comer em casa, e com certeza, não têm condições de acompanhar as aulas pela internet,” argumenta Ronilson.

“Ensino virtual, na Rede Pública, é ridículo”, afirma professor

Alunos da Rede Pública Municipal teriam passado para série seguinte sem ter conhecimento suficiente das disciplinas. “Passaram todo mundo”. A denúncia é apresentada pelo professor Weverton Guimarães, matemático e psicopedagogo, que fez parte, em 2020, do Conselho Municipal de Educação. Ele pontua que é possível retomar às aulas presenciais, cumprindo as medidas sanitárias preconizadas pelas autoridades de Saúde Pública.

Guimarães não economiza crítica ao ensino virtual adotado pela Prefeitura de Goiânia. “Há um ano, os alunos da rede pública estão desassistidos, completamente. Cerca de 105 mil alunos não aprenderam, absolutamente, nada e passaram para uma série seguinte. Esse método virtual é ridículo”, afirma o professor.

Para o matemático, a ausência das aulas presenciais provoca um déficit cognitivo infinito, que não pode não ser corrigido, com a quebra de processo de aprendizado que deveriam ser contínuos. Ele cita ainda que a socialização de crianças, principalmente, no Ensino Infantil, é essencial para o desenvolvimento de habilidades, como a fala, por exemplo. Ele argumenta ainda que já está constatado que a criança não é vetor de transmissão da Covid-19 e possui índice zero de casos de crianças indo à óbito pela doença. (Assessoria de Imprensa do vereador).