Câmara aprova inclusão do "Mês do Doador de Sangue" no Calendário Oficial de Goiânia
O Plenário da Câmara aprovou, em segunda votação, nesta quinta-feira (13), projeto de lei (PL 40/2022) para inclusão do "Mês Municipal do Doador de Sangue" no Calendário Oficial de Goiânia.
De autoria do vereador Pastor Wilson (PMB), a proposta estabelece junho como o mês para incentivo à realização de campanhas de doação de sangue. "Esta é uma proposição que interessa a todos os cidadãos, pois visa salvar centenas de vidas. Ou seja, uma questão de saúde e de sobrevivência", afirma o parlamentar.
Segundo o texto, palestras, conferências, audiências públicas e informativos serão ações estratégicas para conscientizar o cidadão sobre a importância da doação de sangue. "Nesse aspecto, a Prefeitura poderá estabelecer parcerias com pessoas jurídicas e físicas, entidades religiosas e universidades para execução do Mês do Doador de Sangue", explica Pastor Wilson.
Para reforçar a importância da iniciativa, o vereador também destaca que "é precário o estoque de sangue em nosso município. Um estoque insuficiente para suprir a grande e frequente demanda. São muitas doenças, inclusive aquelas agravadas pela Covid, que carecem de transfusão de sangue para restabelecimento da saúde e para sobrevivência".
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).