Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta quer guardas civis atuando na defesa de animais

Proposta quer guardas civis atuando na defesa de animais

por joana — publicado 05/07/2017 13h30, última modificação 05/07/2017 13h30

Autorização para que os membros da Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM) possam acionar autoridades da Polícia Militar quando tomarem conhecimento de fatos que tipifiquem crimes de abandono e maus tratos a animais. É este o teor de um projeto de lei apresentado nesta quarta-feira, 5, pelo vereador Zander Fábio (PEN). Pela proposta, os guardas poderão dar atendimento e encaminhamento, através de Boletim de Ocorrência da Polícia Militar.

Em sua justificativa, Zander registra que “muito embora a atribuição da AGCM seja a defesa do patrimônio público, a corporação tem prestado relevantes serviços à sociedade em outras frentes. Assim, considero de fundamental importância que os integrantes do órgão possam contribuir neste papel tanto da sociedade, quanto da Polícia Militar e Civil na apuração de denúncias de maus tratos”.

“Uma vez que a Guarda Municipal tem vários postos descentralizados no município e tem em suas diretrizes de auxiliar a comunidade, pode contribuir para a agilidade nas denúncias de maus tratos assim que constatados. Além disso, a atuação da corporação também irá inibir aqueles que praticam violência contra os animais. É importante salientar que todo crime deve ser denunciado por qualquer agente público ou pessoas, sob pena de omissão”, acrescenta o parlamentar.