Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proposta visa adaptar salas de cinema para sessões destinadas a pessoas autistas

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 12/02/2020 12h35, última modificação 12/02/2020 16h32

O vereador Alfredo Bambu (Patriota) propôs hoje (12), na Câmara, projeto de lei (nº 23/2020) que visa adaptar salas de cinemas, em Goiânia, para atender as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No projeto, o vereador quer que seja realizada, uma vez por mês, sessões destinadas a crianças e adolescentes autistas.

"Na verdade", diz ele, "é uma proposta de inclusão social desses consumidores, com interação e comunicação entre autistas, familiares e pessoas amigas". Pelo projeto, durantes as sessões não será permitida a exibição de publicidade comercial, luzes deverão estar levemente acesas e volume do som reduzido. "Isso justifica em decorrência da alta sensibilidade do autista, especialmente com aversão à luz forte ou barulhos intensos", frisou.

O projeto de Alfredo Bambu, nas sessões, haverá livre circulação pelo interior da sala, bem como identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, a ser afixado  na entrada da sala de exibição.

PENALIDADES

O projeto estabelece igualmente penalidades ao infrator da lei, tais como advertência, multa no valor de R$ 3 mil: no caso de reincidência, ela sobe para R$ 10 mil. No caso mais grave, interdição do estabelecimento.

"Nossa intenção", destaca Bambu, "é garantir aos portadores de autismo uma oportunidade de desfrutar do cinema por meio de sessões adaptadas a sua especificidade, garantindo assim uma inclusão social desse importante segmento humano".