Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Proteção aos Animais: Audiência Pública celebra união entre ONGs e poder público em prol da causa

por Da Redação publicado 09/12/2021 11h24, última modificação 09/12/2021 11h24

União e esperança em dias melhores para os milhares de animais em situação de abandono e vítimas de maus tratos em Goiânia. Além de uma dose de fé no poder público. Estes foram os principais ingredientes da Audiência Pública realizada na tarde desta quarta-feira, 8 de dezembro, no Plenário da Câmara, sob a coordenação do vereador Marlon Teixeira (Cidadania), vice-presidente da Comissão de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais da Casa, em parceria com o deputado estadual Virmondes Cruvinel – também do Cidadania.
O evento reuniu, de um lado, representantes de diferentes e variadas Organizações Não Governamentais (ONGs) de Proteção Animal e protetores independentes da Região Metropolitana de Goiânia, e, de outro, representantes de órgãos afins da Prefeitura da capital (como a Agência Municipal do Meio Ambiente – AMMA e o Centro de Saúde e Bem Estar Animal). Também marcaram presença a titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), Simelli Lemes; a presidente da Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal (CEPDA) da OAB-GO, Pauliane Rodrigues; e Rafael Costa Vieira, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO).
“Tenho muita admiração, respeito e reconhecimento por todo o trabalho feito pelos abrigos, pelos protetores. Vocês desempenham um papel muito importante. Estamos aqui, hoje, mostrando que também esta Casa reconhece esse trabalho e essa luta desenvolvida há anos. Acredito que, a partir desta Audiência Pública, somando esforços, juntos, conquistaremos avanços e ações efetivas para a causa animal”, destacou Marlon, ao abrir o evento, referindo-se aos representantes de ONGs e protetores presentes como “guerreiros e guerreiras”. Ele frisou: “Hoje estamos muito bem representados, aqui, por autoridades públicas. E todos temos o compromisso, nesta tarde, de ouvi-los, de ouvir as dores de vocês”.
Mônica Aquino, responsável pelo Lar dos Animais, foi a primeira a se pronunciar. A fala dela resumiu todas as outras que se seguiram. Guardadas as peculiaridades de cada história – e alguns depoimentos emocionados -, os representantes de abrigos de maior, médio ou menor porte, e protetores independentes presentes ao evento relataram a mesma necessidade: menos segregação e mais união; menos julgamento e mais ação; e políticas públicas de fato eficientes. “Todos os abrigos passam pelas mesmas dificuldades. Que lutemos, todos juntos, por ações que façam realmente diferença para os animais, não em prol deste ou daquele abrigo. Isso me deixa extremamente feliz: o vereador Marlon ter aberto as portas e ver todos reunidos aqui”, declarou Mônica.

CASTRAMÓVEL
A aquisição imediata de um castramóvel, pela Prefeitura, foi uma das demandas mais urgentes apresentadas, durante a Audiência, pelos abrigos e protetores. Desde a tarde de ontem, ela está mais perto de ser atendida. O vereador Marlon Teixeira e o deputado estadual Virmondes Cruvinel assinaram, em conjunto, emenda no valor de R$ 200 mil para a compra do primeiro castramóvel de Goiânia. O documento foi entregue ao chefe de Gabinete da AMMA, Nadim Neme Neto, que representou o presidente do órgão, Luan Alves, no evento. “Eu e o vereador Marlon estamos buscando conectar os nossos Mandatos em nível estadual e municipal nessa causa que é tão importante. Essa é mais uma conquista”, sublinhou o deputado Virmondes Cruvinel.
Dentre outros encaminhamentos, os dois Mandatos – de Marlon, na Câmara, e de Virmondes, na Assembleia – deverão articular audiências nas respectivas esferas (municipal e estadual) para viabilizar programas na área da Educação para a conscientização acerca da posse responsável. A sugestão foi da representante do Recanto dos PitBulls, Elineide Ismar. “Fala-se muito em emendas, em dinheiro. Precisamos, sim, de dinheiro, mas dinheiro não é tudo. Conscientização, para a causa animal, é fundamental. Pode ajudar a evitar abandono e maus tratos. O Estado e o Município podem contribuir, decisivamente, nesse sentido, para a adoção responsável, para o bem estar e a qualidade de vida dos nossos animais”, argumentou.
Projetos de vacinação ampliada (vacina V-8) para todas as regiões da capital e a criação de um Fundo Municipal Animal, com previsão de recursos exclusivamente para a área, foram outras duas propostas apresentadas na Audiência Pública que deverão ser abraçadas por Marlon e Virmondes. Além dos dois parlamentares, estiveram presentes ao evento as vereadoras Luciula do Recanto e Sabrina Garcêz (PSD) e o vereador Ronilson Reis (PODE).

[Texto: Assessoria de Imprensa do Vereador Marlon Teixeira]