Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Realizada Audiência Pública com representantes da Saneago para tratar sobre lançamento de esgotos clandestinos na Capital

por Patrícia Drummond publicado 05/11/2019 19h24, última modificação 05/11/2019 19h24

Foto: Marcelo do Vale

Presidente da Comissão de Obras e Patrimônio Público da Câmara de Goiânia, o vereador Carlin Café (PPS) realizou na tarde desta terça-feira (5) Audiência Pública com representantes da Saneamento de Goiás (Saneago) para tratar sobre o lançamento de esgotos clandestinos em galerias pluviais na Capital e questões afins acerca do tema. Segundo o parlamentar, a iniciativa do evento foi “provocar” a Saneago para a discussão, já que são muitas as denúncias recebidas, por meio da Comissão, pelo Legislativo Municipal.

“São muitas as denúncias que nos chegam de esgotos clandestinos, in natura, poluindo as nossas nascentes, prejudicando os nossos mananciais”, destacou Carlin Café. “Essa Audiência Pública é importante para sabermos o que a empresa Saneago está fazendo de investimento, o que está fazendo com relação, de forma geral, a essa situação. A população nos questiona e nós, como vereadores, temos de ter conhecimento a respeito e buscar sanar o problema”, acrescentou.

Ricardo de Sousa Correia, diretor de Expansão da Saneago, foi quem primeiro respondeu aos questionamentos apresentados. De acordo com ele, a expectativa é de que, até 2023, Goiânia eleve o seu índice de atendimento de rede de esgoto para próximo de 98% - atualmente, o percentual é de 93%. Para isso, os investimentos previstos, apenas na Capital, são de R$ 450 milhões. “Estaremos, assim, praticamente cumprindo a meta de universalização da coleta e tratamento de esgoto na cidade”, ressaltou.

Proteção

O diretor de Expansão da Saneago detalhou os projetos da empresa. Conforme explicou, 60 pontos de esgoto clandestino in natura foram identificados no Rio Meia Ponte. Para sanar o problema, foi determinada a antecipação de um processo licitatório para os interceptores - coletores de grande porte, à margem do manancial - que têm o objetivo de reter o esgoto que desce de cada uma das residências por meio das redes coletoras. Essa obra, diz Correia, vai beneficiar desde a área abaixo do Goiânia 2 até a Região da BR-153 e, depois da BR-153, até o Parque Atheneu.

“Ou seja, vamos proteger o Rio Meia Ponte de ambos os lados desse lançamento de esgoto, beneficiando vários bairros: Setor Jaó, Guanabara, Nova Vila, Vila Nova, Negrão de Lima, Caiçara, Parque Atheneu, Parque das Laranjeiras”, frisou Ricardo Correia. O diretor de Expansão da Saneago apontou, também, investimentos na Região Noroeste de Goiânia, envolvendo o Córrego Caveirinha: “Estamos assinando a ordem do serviço para a execução neste sábado, dia 9. Serão aproximadamente 20 a 30 mil pessoas beneficiadas no Jardim Petrópolis, Nova Esperança e adjacências. E, além disso, uma nova licitação para a Região do Caveirinha, com investimentos de até R$60 milhões em mais novas redes coletoras para a área da Região Noroeste”.

Mauro Lessa de Souza, superintendente da Saneago responsável pela Região Metropolitana de Goiânia, falou, na Audiência Pública, sobre as vistorias domésticas e não domésticas realizadas pela empresa. Segundo informou, elas são feitas diariamente. Até setembro deste ano, foram 14 mil. “Em média, contabilizamos 1,8 mil vistorias por mês, ou 100 diariamente”, pontuou. A Saneago, contudo, atua em função de registros e reclamações dos usuários por meio de seus canais de atendimento. Após receberem a queixa, técnicos da empresa se dirigem ao local, verificam o local e tentam solucioná-lo.