Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Reaproveitamento de chorume, proposto por Cabo Senna, é aprovado na CCJ

Reaproveitamento de chorume, proposto por Cabo Senna, é aprovado na CCJ

por Quezia de Alcântara publicado 17/11/2021 10h20, última modificação 17/11/2021 10h19

O vereador Cabo Senna (Patriotas) teve aprovada hoje,17, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) matéria de sua autoria que permite o reaproveitamento de chorume para a produção de biogás, adubo ou água para reuso.

Para isso, o projeto propõe que sejam instalados em todos os caminhões de coleta de lixo, coletores de chorume, bem como, o tratamento de todo o chorume coletado inclusive nos aterros sanitários do Município.

“Essa iniciativa tem amparo na legislação federal ambiental em vigor”, destaca o vereador, “e Goiânia enfrenta um grave e vergonhoso problema pela ausência de uma política pública adequada para coletar e tratar esse chorume”.

Senna adicionou que esse material “acaba contaminando as vias públicas, calçadas, mananciais hídricos e lençóis freáticos, já que o líquido resultando do lixo é resultante do processo de putrefação de matérias orgânicas”.