Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Matérias que beneficiam pit-dogs são avaliadas no plenário

Matérias que beneficiam pit-dogs são avaliadas no plenário

por Quezia de Alcântara publicado 03/11/2020 13h09, última modificação 03/11/2020 13h09

O plenário aprovou hoje, 3, com participação nas galerias de representantes dos pit-dogs de Goiânia, matéria do vereador Lucas Kitão (PSL) que regulariza esse tipo de comércio por meio de alteração do Código de Posturas de Goiânia. O projeto conta com assinaturas de outros 16 parlamentares e segue para análise na Comissão Mista antes da votação final.

De acordo com Kitão, “o projeto atende aos critérios estabelecidos pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO), que exige a realização de licitação, e também prevê que a concessão seja repassada para uma nova pessoa em forma de sucessão ou venda, como já acontece com as concessões de táxi”.

"Com essa saída jurídica que encontramos, será necessário fazer licitação dos pontos de pit-dog esquecidos, abandonados, e concedemos a regularização dos demais pontos, que já estão em funcionamento", explica o vereador.

Outro ponto da proposta é a possibilidade da concessão ser repassada para uma nova pessoa em forma de sucessão ou venda. "Assim como já acontece com as concessões de táxi, prevemos a possibilidade de uma sucessão e também de uma venda. Assim, vamos dar dignidade a milhares de famílias que trabalham no ramo e resolver o imbróglio jurídico que se arrasta há meses", destacou.

O presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit-dog (Sindpit-dog), Ademildo Pereira Godoy, usou a tribuna para agradecer aos vereadores o apoio aos 1,6 mil proprietários de pit-dogs na capital, que vendem cerca de 100 mil sanduíches por dia para alimentar a população goianiense.

PATRIMÔNIO

Igualmente, o plenário aprovou matéria da vereadora Sabrina Garcêz (PSD), que torna em patrimônio cultural e imaterial a gastronomia dos pit-dogs de Goiânia, matéria que contou com o apoio de 12 assinaturas de vereadores.

Segundo Sabrina, a cultura dos pit-dogs já se incorporou à tradição das famílias goianienses, além de ser geradora de empregos a mais de seis mil famílias da capital.

TOLDOS e TENDAS

Hoje, ainda sobre os benefícios à essa categoria, foi apresentado projeto do vereador Denício Trindade (MDB) que permite a colocação de toldos e tendas nos tipos de comércio de rua, como no caso dos pit-dogs, a fim de dar mais segurança e bem-estar aos consumidores.