Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Rejeitado veto do Prefeito a programa que estimula doação de Sangue

Rejeitado veto do Prefeito a programa que estimula doação de Sangue

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 11/04/2018 12h20, última modificação 11/04/2018 16h54

A Câmara rejeitou hoje (11), por 18 votos favoráveis e quatro contra, o veto do prefeito Iris Rezende, MDB, ao projeto do vereador Jorge Kajuru, PRP, que institui em Goiânia o programa "Doar Sangue Faz Bem". Trata-se de um programa, segundo Kajuru, que visa estimular a doação de sangue na capital. "Uma prática de suma importância para a saúde pública municipal", destacou.

Pelo projeto, o doador, a partir da segunda doação anual, terá direito a um check-up sobre suas condições de saúde. "Esse check-up, destinado a homens e mulheres doadores de sangue, visa detectar doenças do sangue e sexualmente transmissíveis, envolvendo exames sobre ácido úrico, colesterol total (HDL e LDL) e triglicerídeos. Para os homens acima de 45 anos fica garantida a realização de uma exame de PSA(Antígeno Prostático Específico),  uma vez por ano", esclarece o vereador.

Kajuru cita ainda o fato de o programa poderá reduzir o grave problema do esgotamento dos estoques nos bancos de sangue da capital. O vereador criticou igualmente o prefeito pela rejeição ao seu projeto; "Não tem cabimento algum esse veto. Chega a ser patético". O próprio líder do prefeito na Casa, Tiãozinho Porto, Pros, liberou a bancada para votar pela rejeição do veto. Mas Porto, Paulo Magalhães, Clécio Alves e Zander Fábio votaram pela manutenção do veto.

GUARDA CIVIL

Outro veto do Prefeito derrubado pelo plenário é o que regulamenta o serviço da Agência da Guarda Civil Metropolitana como serviço público de emergência. Por unanimidade, 19 vereadores rejeitaram o veto do Paço, o que foi comemorado pelo autor do projeto, vereador GCM Romário Policarpo, PTC.

Pelo projeto, os veículos da GCM deverão estar devidamente caracterizados e equipados com sinalizadores na cor vermelha. No patrulhamento pelas vias e logradouros públicos deverá estar com sinalizadores ligados. No caso, o sistema sonoro será acionado e iluminação vermelha intermitente da viatura.

O vereador ressaltou que o seu projeto tem como objetivo principal regulamentar a atuação da Agência da Guarda Civil Metropolitana no patrulhamento e no atendimento das ocorrências nas avenidas e ruas de Goiânia, conforme determina a Lei do Estatuto Geral das Guardas Municipais, regulamentado pela Constituição Federal.