Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Relator da CEI das Contas da prefeitura busca informações na Secretaria Municipal de Finanças

por joana — publicado 04/09/2017 15h03, última modificação 04/09/2017 15h03

Relator da Comissão Especial de Inquérito que investiga as contas da prefeitura, o vereador Jorge Kajuru (PRP) solicitou e a presidente da CEI, Priscilla Tejota (PSD) e todos os demais membros concordaram com o adiamento da reunião que estava marcada para a tarde desta segunda-feira, 4, na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia.

De acordo com Kajuru, ele estará durante toda a tarde buscando na Secretaria Municipal de Finanças documentos sobre três itens específicos: a existência de uma conta única ( em que todos os recursos municipais são creditados apenas em uma conta), os valores das folhas de pagamentos dos salários dos servidores e as denúncias de apropriação indébita de recursos que ,embora descontados dos salários e destinados ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (IPSM) não eram repassados para onde deveriam . “Estas informações e documentos são importantíssimos para que eu possa concluir o relatório final, além da oportunidade de checar todos os indícios de irregularidades que temos em mãos”, disse o relator, acrescentando que “nenhum responsável será poupado, caso tenha cometido alguma ilegalidade”.

Oitivas

Sobre as próximas oitivas, Kajuru esclarece que não haverá a convocação do presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Alexandre Magalhães, uma vez que o período investigado pela Comissão é de 2008 a 2016, portanto antes da atual gestão. Entretanto, na condição de vereador, Kajuru solicitou à justiça o afastamento imediato de Magalhães do comando da Agetul.

Os próximos a serem convocados para prestarem depoimentos à Comissão são Ana Carla de Freitas ( ex-presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores- IMAS), Luciano de Castro ( ex-presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia- COMURG) e Adilson Capel Rocha ( dono da Astri Locações que vendeu os brinquedos usados para o Parque Mutirama).

Quanto ao vereador Zander Fábio (PEN), ele se dispôs a prestar todos os esclarecimentos necessários sobre a citação de seu nome no esquema de desvio de recursos das bilheterias do Parque Mutirama.

Relatório

Em sua fase final, a CEI das Contas da prefeitura será encerrada no dia 15 deste mês, com a apresentação do relatório que, após a votação, será encaminhado aos órgãos competentes para as devidas providências legais.

Presidida interinamente por Priscilla Tejota, tendo Kajuru como relator, a Comissão é formada pelos vereadores Jair Diamantino (PSDC), Oséias Varão (PSB), Tiãozinho Porto (PROS) e Kleybe Morais (PSDC). A CEI foi instalada em março deste ano com o objetivo de investigar o déficit de cerca de R$ 30 ( trinta ) milhões mensais na Prefeitura de Goiânia. Pelo que se apurou, estimativa é de que o valor total das dívidas públicas atualmente passam dos R$ 4 ( quatro) bilhões de reais.