Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Relator da LDO na Câmara pede mudanças nos prazos de apreciação de leis orçamentárias

Relator da LDO na Câmara pede mudanças nos prazos de apreciação de leis orçamentárias

por Guilherme Machado publicado 12/06/2017 15h25, última modificação 12/06/2017 15h25

O vereador relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2018, Gustavo Cruvinel (PV), apresentou projeto de emenda à Lei Orgânica alterando os prazos de encaminhamento à Câmara Municipal e sanção do Prefeito relativos à LDO, lei do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O objetivo, segundo o autor da proposta, é “racionalizar os prazos para as leis orçamentárias do município”. 

Pela matéria, a data limite de envio do PPA muda de três meses antes do encerramento do exercício financeiro para o primeiro dia útil do segundo período da sessão legislativa. O limite para a devolução para sanção muda do dia de encerramento da sessão legislativa do primeiro mandato do Prefeito para o dia 30 de setembro do mesmo ano. 

O Plano Plurianual é elaborado a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de mandato do Prefeito, com o objetivo de nortear os gastos públicos nos três anos seguintes e no primeiro ano do próximo mandato. 

Já a LDO, feita anualmente pelo Prefeito estabelecendo as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas no exercício financeiro subsequente, continua a ser encaminhada ao Poder Legislativo até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvida até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa. Porém, no primeiro ano do mandato do Prefeito, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias passará a seguir as mesmas novas datas de envio e sanção do Plano Plurianual. 

A LOA, que determina as despesas e as receitas a serem realizadas ano seguinte, mantém os prazos: enviado à Câmara até três meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para ao Chefe do Poder Executivo até o encerramento da sessão legislativa. O projeto de lei de Gustavo Cruvinel altera somente o tempo limite de envio no primeiro mandato do Prefeito: até dois meses antes do encerramento do exercício financeiro.