Relatórios preliminares são aprovados na CEI da SMT
Na tarde desta quinta, 28, os dois relatórios preliminares feitos pelo vereador Delegado Eduardo Prado (PV) foram aprovados por unanimidade durante uma reunião extraordinária da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades na Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT). Além dele, estava o presidente da comissão, Elias Vaz (PSB), e os vereadores Izídio Alves (PR), Lucas Kitão (PSL) e Welington Peixoto (PMDB).
O relator explicou que um relatório é dedicado à investigação das empresas de fotossensores EIT e Trana, em 2010, e outro sobre aquisição de cavaletes, no ano de 2015.
“Observei que havia muita desorganização na SMT propositalmente para macular algumas situações. Muitos dos cavaletes adquiridos sequer chegaram ao almoxarifado. Os que chegaram foram entregues de forma desorganizada, sem o devido controle. Toda essa balburdia na administração justifica, a meu ver, a indicação de ato de improbidade administrativa”, afirmou o vereador. Eduardo Prado disse ter ficado claro que não houve a entrega de 4 mil cavaletes, comprados em 3 de julho de 2015, e que a nota fiscal de compra foi atestada por Maria Bernadete quando não ocupava mais o cargo de diretora administrativa, desde o dia 19 de maio do mesmo ano.
Quanto aos fotossensores, o relator disse que a empresa Trana violou os termos do edital de licitação ao utilizar equipamentos usados, sublocando-os da empresa EIT, que prestava o mesmo serviço anteriormente. “Isso deu um lucro à Trana de cerca de R$ 300 mil por mês”, disse. “A Prefeitura também pagou durante um período por fotossensores que não estavam ativos. São situações que não há dúvidas que houve prejuízo sério ao erário.”
O presidente da CEI informou que na próxima semana ocorrerá o encerramento dos trabalhos. Na terça-feira, 03/10, haverá a entrega do relatório final para a leitura dos membros da comissão e na quinta-feira, 05/10, o mesmo será votado. O horário dos eventos ainda serão confirmados.