Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Representantes da Associação de Portadores de Câncer de Mama pedem ajuda ao legislativo

por barbara-fc — publicado 10/10/2019 12h35, última modificação 10/10/2019 17h54

Foto: Alberto Maia

A Tribuna Livre do Plenário recebeu na manhã desta quinta-feira, 10, a Presidente da Associação dos Portadores de Câncer de Mama (APSCAM) do Hospital das Clínicas da UFG, Evandra Costa, e a idealizadora do Projeto Mulheres de Valor, Rita de Cássia, numa iniciativa do vereador Anselmo Pereira (PSDB).

Na tribuna, as representantes pediram apoio do legislativo no sentido de garantir às pacientes acesso a medicamentos, exames e vale-transporte.“Hoje, nos estamos aqui nesta Casa de Leis para reivindicar o direito mínimo de cidadania, o direito mínimo que o SUS deveria nos oferecer. Nos não estamos pedindo nada demais, nos estamos pedindo vida. O Hospital das Clínicas hoje, está completando três semanas que as pacientes não recebem uma medicação que devem tomar o comprimido todos os dias, nunca devem atrasar, nunca adiantar e principalmente nunca deixar de tomar. Será que quando essa medicação chegar, daqui 30, 60 dias, ela fará o mesmo efeito? Daqui um tempo essa paciente pode ter metástase. Ela teve uma janela no tratamento, uma janela de interrupção e esse é apenas um dos nossos problemas,” justificou Evandra Costa.

Anselmo Pereira destacou a importância de se debater a temática na Casa. “Nos precisamos desenvolver projetos voltados para as mulheres. Precisamos auxiliá-las nessa luta contra o câncer de mama e do colo do útero. Atualmente elas passam por inúmeros problemas como falta de medicamentos e de material para auxiliar nos exames de prevenção, precisamos mudar isso urgentemente,” complementou o vereador.