Requerimento pede instituição do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz
Jorge Kajuru (PRP) apresentou requerimento pedindo a instituição do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz), conforme determina a resolução interna número 13, de 14 de dezembro de 2010. O documento foi assinado por ele e por Cristina Lopes (PSDB), Delegado Eduardo Prado (PV), Elias Vaz (PSB), Priscilla Tejota (PSD), Sabrina Garcêz (PMB) e Tatiana Lemos (PCdoB). Kajuru pediu que ele e os seis signatários façam parte da composição do conselho.
O ConPaz terá atuação na formulação de diretrizes e na promoção de atividades que visem às ações comunitárias e parlamentares pela paz, bem como tomar medidas efetivas na busca deste mesmo objetivo nos cenários socioeconômico, político e cultural. Também atuará na sugestão de ações governamentais, no assessoramento da Câmara Municipal, no desenvolvimento de projetos próprios e na promoção de intercâmbios.
“A cultura de paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não violenta de conflitos e fundamenta-se nos princípios de tolerância, solidariedade, respeito à vida, aos direitos individuais e ao pluralismo”, explicou Jorge Kajuru. “A sociedade e seus representantes escolhidos pelo voto devem se concentrar em encontrar saídas via a cultura de paz, que deve disseminada, embasando as ações e projetos emanados desta Casa de Leis."