Requerimento solicita implantação do Instituto do Diabetes de Goiânia
O plenário aprovou na sessão de hoje (2) o requerimento do vereador Jorge Kajuru, PRP, em que pede ao prefeito Iris Resende e à secretária municipal da saúde, Fátima Mrué, a realização de estudos técnico, estrutural e jurídico para a implantação do Instituto do Diabetes em Goiânia. Segundo o vereador, se acatada a proposta, esse será o primeiro do Brasil, com devido organograma e regimento.
O pedido recebeu o apoio de 32 vereadores, que assinaram o documento de Kajuru, que assim justificou seu requerimento:"Na minha campanha eleitoral, levantei essa ideia de criar IDG, ou seja, uma entidade para apoiar todos os cidadãos goianienses que sofrem esse mal. No caso, seria o primeiro instituto dessa natureza no Brasil".
O vereador do PRP conclama a Câmara e o Paço municipal a envidarem esforços "por essa causa que não é só minha, nem do Prefeito ou secretaria, nem dos colegas vereadores. É uma causa da humanidade".
Citando dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o vereador lembra que, entre 1980 até a atual década, os casos de diabetes praticamente quadruplicaram-se, passando de 108 milhões para 422 milhões em todo mundo. "Em nosso país, por exemplo, são mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) que sofrem dessa doença. Sem contar que ela mata 72 mil pessoas por ano no Brasil. Sendo que as duas primeiras, AVC e infarto, podem ser causadas também pela diabetes".
E concluiu: "Logo é fundamental a criação desse Instituto em Goiânia para prestar um serviço de apoio às pessoas portadores dessa doença".