Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / RETIRADO PROJETO QUE LIMITAVA HORÁRIO PARA BARES FUNCIONAREM

RETIRADO PROJETO QUE LIMITAVA HORÁRIO PARA BARES FUNCIONAREM

por lucas-ff — publicado 30/03/2016 09h30, última modificação 20/04/2016 10h22
Representantes de bares, garçons, músicos participaram da reunião na CCJ contrários ao horário limitado

O projeto do vereador Paulo da Farmácia (Pros) que estabelecia horário de fechamento dos bares da cidade foi retirado hoje (30) do trâmite no Legislativo na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo autor da iniciativa.

A discussão foi acompanhada por representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-GO), Associação de Organizadores de Eventos, Associação de Agentes de Viagem, Associação de Hotéis e Motéis e do setor de turismo, além do Sindicato dos Músicos e dos Garçons de Goiás.

O autor do projeto Paulo da Farmácia propunha, a princípio, que fossem designadas diligências às entidades presentes, além de ouvir a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Ele explicou que a medida limitando o funcionamento dos bares, restaurantes, lanchonetes das 6 horas às 23h30min durante a semana e até meia noite nos finais de semana, teve como exemplo outras cidades do país e do exterior que adotam a medida visando diminuir os índices de criminalidade.

O vereador Djalma Araújo (Rede) se posicionou contrário à matéria solicitando o arquivamento da mesma, pois “a segurança pública não pode ser colocada sob a responsabilidade de um setor que emprega, gera renda e paga impostos. A segurança é responsabilidade do Estado e municípios”.

Cristina Lopes (PSDB) enfatizou que em locais periféricos muitos bares promovem a segurança, pois pagam por segurança privada, e que o poder público precisa investir em educação, esporte e lazer para prevenir a criminalidade.

Cida Garcêz (sem partido) solicitou às entidades que representam bares e restaurantes que observem a legislação vigente que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, como forma de preservar o envolvimento de jovens em crimes que ocorrem após a ingestão deste tipo de bebida.

Elias Vaz (PSB), que preside a comissão, ressaltou a intenção do colega Paulo da Farmácia e sua compreensão em ouvir e atender aos anseios da sociedade. (Quézia Alcântara)