Reunião na Câmara discute funcionamento de Food Trucks
Os problemas enfrentados pelos pequenos empresários para conseguirem autorização de funcionamento para comercialização de alimentos em veículos automotores, conhecido como “ food trucks” foram discutidos hoje, dia 15, em reunião comandada pelo vereador Paulo Magalhães (PSD). O evento foi realizado na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Goiânia e contou com representantes da Agência Municipal de Meio Ambiente ( Amma), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano ( Seplanh), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia ( Sedetec), Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e Associação Goiana de Food Trucks.
Paulo Magalhães iniciou o debate cobrando a regulamentação da lei que normatizou esse tipo de comércio. O projeto, de autoria do vereador, foi aprovado em 2016. “Há mais de um ano aprovamos este projeto e até agora a lei não foi regulamentada e os pequenos comerciantes precisam trabalhar. Vivemos uma crise com milhões de desempregados e por isso mesmo a Prefeitura de Goiânia precisa solucionar esta burocracia para que os trabalhadores informais ganhem o sustento de suas famílias”, afirmou.
De acordo com Dagoberto Costa, diretor da Vigilância Sanitária, mesmo com a lei aprovada, existem alguns entraves, como a falta de uma Portaria da Secretaria Municipal de Saúde que estabeleça legislação específica para esse tipo de comércio. “Os aspectos sanitários ficaram de fora da lei aprovada”, argumentou. A este argumento, Paulo Magalhães salientou que “ a lei é maior do que qualquer portaria e espero que a Prefeitura possa superar estes entraves para facilitar a vida de dezenas de pessoas que querem e precisam trabalhar”.