Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Rogério Cruz apresenta as contas da Prefeitura do 3º quadrimestre de 2020

Rogério Cruz apresenta as contas da Prefeitura do 3º quadrimestre de 2020

por Quezia de Alcântara publicado 13/04/2021 12h00, última modificação 13/04/2021 15h33

Hoje, 13, O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) compareceu à Comissão Mista da Câmara Municipal de Goiânia para efetuar a prestação de Contas do 3º quadrimestre (setembro a dezembro) do exercício fiscal de 2020 da Prefeitura, sob a gestão do ex-prefeito Iris Rezende (MDB).

Acompanharam o prefeito, todos os secretários municipais, dos quais seis são ex-vereadores: Zander Fábio (Cultura), Tiãozinho Porto (Governo), Cristina Lopes (Direitos Humanos), Tatiana Lemos (Políticas da Mulher), Gustavo Cruvinel (Direitos do Consumidor), Álvaro da Universo (Esportes) e Felisberto Tavares (Secretaria Extraordinária).

O presidente da Câmara, Romário Policarpo abriu a reunião reafirmando parceria com o poder Executivo. “A cidade confia em seu trabalho e os dois poderes da cidade ajudam a administração. O  prefeito tem mostrado respeito para com essa Câmara e por consequente, terá o respeito dessa Casa”, asseverou.

Rogerio Cruz, e seu discurso, relembrou que passou oito anos na Câmara e que “aqui foi onde nasci politicamente; esta Casa é uma faculdade sobre administração pública”.

O prefeito afirmou que nos 100 primeiros dias de sua gestão, se dedicou ao enfrentamento da pandemia da Covid19. "Não medimos esforços; não pensamos em outra coisa além de salvar vidas. A prefeitura investiu em leitos e hoje são 518 exclusivos para o atendimento de vítimas da Covid-19 e temos reservados R$ 55 milhões para compra de vacinas, assim que os laboratórios forem autorizados a vender”.

RECEITA E DESPESA

Segundo os dados apresentados pela Secretária municipal de Finanças, Letícia Vila Verde, a Prefeitura teve como receita total R$ 6.132.117.897,52 e a despesa total fechou o ano passado em R$ 5.676.545.809,93.

Os investimentos em Goiânia atingiram 103,90% (R$ 396.347.355,25) no último ano da gestão do ex-prefeito Iris Rezende (MDB) e, ainda assim, a dívida consolidada bruta recuou para 29,27%, mesmo com a contratualização da maior operação de crédito da história, no valor de R$ 780 milhões. A maior parte deste recurso foi destinada para o programa de substituição da pavimentação dos bairros mais antigos da Capital e para obras de infraestrutura.

A pandemia também provocou aumento nas despesas, principalmente na área da Saúde e em relação à contratação de pessoal para atuar na linha de frente do combate ao Coronavírus. A avaliação do cumprimento das metas fiscais na gestão de Iris Rezende indica que, ao todo em 2020, os gastos da Prefeitura de Goiânia evoluíram 13,14% frente ao ano de 2019. Monetariamente, isso representa que as despesas extras somaram R$ 659,1 milhões.

COBRANÇAS E ELOGIOS

Os vereadores fizeram uso da palavra, a maioria elogiando a atual gestão e requerendo benefícios para bairros e regiões da cidade às quais representam.

O vereador Mauro Rubem (PT) cobrou do prefeito promessas de campanha relativas aos servidores públicos municipais, como: data-base, concurso público, melhorias de estrutura e pagamento de vale-alimentação para os funcionários da saúde.

Rogério Cruz garantiu que o que for justo para os servidores será feito em sua gestão. Ele adiantou que irá enviar para o Legislativo, ainda este mês o projeto de lei que concede a data-base para o funcionalismo municipal.

Ele informou aos parlamentares, a partir de questionamentos do vereador Kleybe Morais (MDB), que intermediou conversas com a CMTC para a implantação de novo sistema de transporte público em Goiânia, e que o poder público terá acesso a todo a gestão do setor, para que tanto a Prefeitura como a Câmara possam ter “domínio sobre o sistema”. O que ocorre atualmente, explicou o prefeito, é que hoje o transporte está interligado à região metropolitana.

A respeito dos pedidos dos vereadores para priorizar determinadas categorias na imunização contra o Covid, Rogério Cruz informou que a Prefeitura tem de seguir o Plano de Imunização Federal, já que as doses enviadas para o Município, já vem com destinação aos grupos prioritários definidos pelo Governo federal. Ele adicionou que espera ter a possibilidade de criação de um plano municipal de vacinação para que possa atender todos os goianienses.

Cruz contou que a criação de um aplicativo em que são registradas as aplicações de vacina, a apresentação e devolução ao Ministério da Saúde, das doses aplicadas. “Usamos um tablet para os servidores que aplicam as vacinas registrarem as doses aplicadas em Goiânia e fomos a primeira cidade de Goiás a realizar essa comunicação da quantidade de vacinas aplicadas”.

O prefeito adiantou que as emendas impositivas dos vereadores foram encaminhadas para a Casa Civil que irá distribuí-las às devidas pastas para o pronto atendimento.

A condução dos trabalhos foi realizada pelo presidente da Comissão Mista, Cabo Senna (Patriota). Pela Lei de Responsabilidade Fiscal as próximas prestações de conta, agora referentes à gestão de Rogério Cruz, serão realizadas nos meses de maio (1º Quadrimestre de 2021) e setembro (2º Quadrimestre de 2021). Em fevereiro de 2022, Rogério Cruz deverá prestar contas do primeiro ano de sua administração à frente do Município.