Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Rogério Cruz é empossado definitivamente como prefeito de Goiânia

Rogério Cruz é empossado definitivamente como prefeito de Goiânia

por Patrícia Drummond publicado 15/01/2021 19h35, última modificação 15/01/2021 19h42
Rogério Cruz é empossado definitivamente como prefeito de Goiânia

Foto: Antônio Silva

O ex-vereador Rogério Cruz (Republicanos), eleito vice do prefeito Maguito Vilela (MDB) no último pleito, tomou posse definitiva como chefe do Executivo em Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (15), na Câmara de Goiânia. A cerimônia – comandada pelo presidente da Casa, GCM Romário Policarpo (Patriota) - contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado (DEM), e do vice, Lincoln Tejota; de deputados federais e estaduais; de auxiliares de governo da esfera municipal; de vereadores eleitos e ex-vereadores; de representantes de entidades de classe; dentre outras autoridades. 

Com o falecimento de Maguito Vilela na quarta-feira (13), o presidente da Câmara, Romário Policarpo, assinou a extinção do cargo de prefeito para o qual o emedebista tomou posse ainda na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde outubro passado, recuperando-se de complicações após contaminação pelo novo coronavírus.  

“Estou aqui, hoje, com os sentimentos aflorados e de tristeza, ainda, pela perda do Maguito”, destacou Rogério Cruz ao discursar, lembrando ter conhecido o emedebista quando ele, Cruz, exercia o seu primeiro mandato de vereador por Goiânia e Maguito ocupava o cargo de prefeito de Aparecida. “Nós nos tornamos amigos. Me senti muito honrado de ter sido escolhido como vice dele nas últimas eleições”, acrescentou, com voz embargada, tentando conter o choro. 

Diálogo e parcerias

Rogério Cruz assegurou que vai manter o time de secretários - segundo ele, escolhido sob a avaliação do prefeito licenciado, ainda no hospital – e declarou: “Ao executar o plano de governo que construímos juntos, quero fazer por Goiânia tudo aquilo que Maguito sonhou e projetou; quero honrar cada voto e entregar uma grande gestão ao povo desta Capital, uma gestão ousada, resolutiva, desburocratizada e de inovação, mas sempre com o foco nas pessoas e também nas suas questões sociais”. O vice empossado prefeito frisou ser aberto ao diálogo e que, nesse sentido, as portas de seu gabinete estarão sempre abertas. 

“Não tenham receio do Paço Municipal. Não pouparei esforços para honrar o compromisso de Maguito em cuidar das pessoas. Pretendo me concentrar em melhorar os serviços públicos oferecidos à população de Goiânia, sem descuidar do meio ambiente e da sustentabilidade”, ressaltou Rogério Cruz. “Estaremos juntos com todos os vereadores, com o governador de Goiás, com todos os partidos. E com todos os amigos. Peço que continuem ao meu lado, pois irei precisar de todos vocês”, completou.  

Em seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado lembrou que ele e Maguito – da mesma idade – já disputaram eleições em campos opostos e dividiram palanques. “Essa é a Política”, ponderou. Nessa trajetória, continuou o governador, “todos reconhecem o estilo pacificador e conciliador de Maguito, um homem que jamais perdeu as suas referências”. 

“Maguito Vilela escreveu uma história em Goiás; esteve sempre voltado para as famílias mais carentes. Um homem que nunca perdeu o seu estilo simples, o que era a sua origem”, afirmou Caiado. “Cabe, agora, ao Rogério Cruz, uma responsabilidade ímpar, e à Câmara Municipal de Goiânia também, para a construção de um projeto, com o apoio do Governo do Estado. Lembrando sempre que cargo e mandato não é projeto pessoal, é projeto comunitário”, sustentou. 

Vacina 

Na oportunidade, o governador Ronaldo Caiado falou sobre a vacinação contra a COVID19 em Goiás. Segundo ele, o Estado irá investir no estímulo à vacinação de toda a população. “Falo como médico. Não podemos admitir que haja politização sobre a vacina. A ciência deve estar acima de tudo”, argumentou. O governador não mencionou, contudo, uma data para o início da imunização em Goiás. 

O presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo, encerrou a Sessão Solene de posse de Rogério Cruz pouco antes das 10h30. “O coração de Maguito Vilela começou a bater no coração de cada um de nós; no coração de cada um que vai administrar esta cidade. Maguito Vilela passa a ser, agora, um ideal”, arrematou.   

 

 

Mais sobre a morte de Maguito

Maguito Vilela morreu na quarta-feira (13), em razão de uma infecção pulmonar grave. O ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia tratava complicações após contrair o novo coronavírus, em outubro do ano passado. Ficou internado em UTI por 83 dias, em um hospital de Goiânia e no Albert Einstein, em São Paulo, para onde foi transferido depois do agravamento da doença.

Rogério Cruz já respondia como prefeito em exercício desde o dia 1º de janeiro, quando os vereadores aprovaram o afastamento de Maguito por tempo indeterminado. O emedebista foi eleito prefeito de Goiânia com 52% dos votos no segundo turno das Eleições 2020. Maguito Vilela tomou posse de forma virtual, ainda na UTI, por meio de uma assinatura de termo eletrônico. No mesmo dia, se licenciou do cargo. Como o cargo de vice-prefeito ficará vago, em caso de viagem ou afastamento de Rogério Cruz, o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, assume interinamente a administração da Capital.

 

Quem é Rogério Cruz

Rogério Oliveira da Cruz nasceu em Duque de Caxias (RJ), no dia 1º de setembro de 1966. É casado e tem dois filhos. Pastor evangélico, é formado em Gestão Pública e também tem experiência como radialista e administrador de empresas. Foi missionário na África por 16 anos. Mora com a família em Goiânia desde 2010. 

Rogério Cruz foi eleito para o cargo de vereador da Capital pela primeira vez em 2012, com 7.774 votos. Foi, à época, o único candidato que teve votos em todas as urnas de todas as seções eleitorais. Já em 2016, foi reeleito com 8.312 votos, sendo o quarto candidato mais votado.

Na Câmara Municipal de Goiânia, foi presidente da Comissão das Pessoas Portadoras de Deficiência e Necessidades Especiais. Também foi membro das Comissões de Direitos da Criança e do Adolescentes; Direitos Humanos e Cidadania; Ética e Decoro Parlamentar; Direitos do Idoso; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.