Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Romário Policarpo entrega nova TV Câmara Goiânia e modernização do Auditório Jaime Câmara

por Edição de notícias publicado 24/06/2024 14h28, última modificação 24/06/2024 14h28
Inauguração será nesta terça-feira (25), a partir das 10h30, na sede do Legislativo goianiense

Arte: Cynthia Miyuki

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia (CMG), vereador Romário Policarpo (PRD), inaugura, nesta terça-feira (25), às 10h30, as novas instalações da TV Câmara Goiânia, emissora oficial do Legislativo goianiense, e do Auditório Jaime Câmara, espaço para realização de atividades legislativas e de outros eventos.

A solenidade será presidida por Romário Policarpo, com participação dos vereadores, de representantes dos Poderes municipal e estadual e de servidores da Câmara de Goiânia. Às 10h30, o presidente encerra a Sessão Ordinária do Plenário e segue com a comitiva para o novo estúdio da TV Câmara Goiânia, onde será descerrada a placa de inauguração.

Após o descerramento da placa, o presidente, vereadores e convidados conhecem as instalações da nova TV Câmara Goiânia. A comitiva, então, segue para o Auditório Jaime Câmara. Na entrada do auditório, o presidente, vereadores e convidados descerram a placa de inauguração da modernização das instalações. A solenidade termina com pronunciamentos no novo auditório. "Com os novos recursos tecnológicos da TV Câmara Goiânia e a requalificação do Auditório Jaime Câmara, a Câmara Municipal de Goiânia busca levar informação com transparência e proporcionar um espaço moderno e confortável para toda a população goianiense", afirma Policarpo.

TV Câmara Goiânia

No ar desde 17 de fevereiro de 1998, a TV Câmara Goiânia recebeu, a partir de 2022, com a atual Mesa Diretora, o maior investimento de sua história. A emissora passou por uma completa reestruturação técnica, com parque de equipamentos de última geração, capaz de realizar todas etapas da produção em telejornalismo.

A TV Câmara Goiânia ganhou novo estúdio, com nova identidade visual, cenário, iluminação e telão interativo. Foram adquiridas câmeras de última geração para reportagens e equipamentos de edição e transmissão, que permitem entradas ao vivo dos jornalistas de qualquer lugar com acesso à internet. Os investimentos somam R$ 12,5 milhões.

A nova TV Câmara Goiânia integra, em único canal de transmissão, todos os plenários e auditórios usados nas atividades legislativas da Câmara de Goiânia. A atual gestão também requalificou e equipou esses ambientes: o Plenário Trajano Guimarães; a Sala de Comissões Ministro Alfredo Nasser; a Sala de Reuniões da Presidência Professor Luciano; o Auditório Carlos Eurico; e o Auditório Jaime Câmara.

Os plenários e auditórios receberam câmeras robóticas que captam imagem e som em alta definição. Com esses investimentos, realizados a partir de 2019, as transmissões das sessões, das audiências públicas e de outros eventos passaram a ser controlados remotamente. A terceira etapa dos investimentos, já em andamento, compreende a migração do sinal da TV Câmara Goiânia para televisão digital aberta, com previsão de início das transmissões em 60 dias – atualmente, a programação está no canal da emissora no YouTube (tvcamaragoiania).

Conduzida por profissionais reconhecidos no mercado, efetivos e comissionados, inclusive aprovados no concurso público de 2018, a TV Câmara Goiânia vem retomando a programação, com boletins diários – o Direto da Câmara – e o Semana na Câmara, telejornal semanal que leva ao telespectador a análise de assuntos debatidos no Plenário e nas comissões temáticas. Dois novos produtos jornalísticos entram no ar em breve: o Tá na Pauta, para detalhar projetos em tramitação com vereadores, e o Por Dentro da Câmara, que vai mostrar serviços prestados pelo Legislativo diretamente à população.

Auditório Jaime Câmara

Com capacidade para 327 pessoas, o novo Auditório Jaime Câmara é um espaço multiuso, conectado à TV Câmara. O espaço, construído em 1998, junto com o atual prédio da CMG, leva o nome do jornalista, ex-prefeito de Goiânia e ex-deputado federal por Goiás Jaime Câmara (1909-1989), fundador do maior complexo de comunicação do estado.

Com sistema de som digital e cinco câmeras de vídeo, que permitem gravação e transmissão ao vivo pela TV Câmara Goiânia, o auditório pode abrigar sessões solenes, audiências públicas, solenidades e apresentações culturais, além da realização de videoconferências. O espaço ganhou ainda projetores de alta definição, duas telas de projeção de três metros de largura e uma tela de cinco metros, que podem transformar o Jaime Câmara em sala de cinema.