Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina denuncia ao TC e MP licitação da Comurg para compra de sacos lixos

Sabrina denuncia ao TC e MP licitação da Comurg para compra de sacos lixos

por Antônio Ribeiro dos Santos publicado 27/08/2019 12h16, última modificação 27/08/2019 12h16

Da tribuna da Câmara, na sessão de hoje (27), a vereadora Sabrina Garcêz, sem partido, disse ter encaminhado ao Tribunal de Contas dos Municípios e Ministério Público um pedido para que fosse anulada uma licitação da Comurg para a compra de sacos de lixos, cujo contrato, no valor de R$ 3,5 milhões, foi firmado em dezembro do ano passado. "Trata-se", segundo ela, "de um  processo eivado de inúmeras irregularidades, que precisam ser esclarecidas pela Prefeitura o mais rápido possível".

Sabrina Garcêz enfatizou que não só a administração perde recursos financeiros com essa licitação, "mas a população que recebe um produto de baixa qualidade. Isso acontece quando uma licitação é direcionada, como parece que foi essa da Comurg", reafirmou. A vereadora cita o que considera irregularidades no contrato, tais como preço, tamanho dos sacos e qualidade do produto.

"Por exemplo, a Comurg pagou 30% a mais nessa compra, ou seja, pagou para sacos de 10 quilos, mas recebeu os de 7 quilos. A espessura também está errada, sem contar que o material que vai para os bairros da periferia, região noroeste, por exemplo, é inferior aos do centro da cidade. Lamento não ter acesso total ao contrato.Outro fato é a preferência que a Comurg deu para a empresa Ledlux, aceitando apenas um recibo de caução, como fiança bancária. Já requisitei na Comurg uma cópia integral dos autos referentes a essa licitação", concluiu.

DEBATES

Diversos vereadores da base do prefeito na Câmara rebateram as críticas da vereadora Sabrina, ao dizer que o assunto precisa ser amplamente discutido e apurado. "O caso precisa ser fiscalizado em sua plenitude e apurar responsabilidades. Se houve problemas, cabe a Comurg avaliar", opinou o vereador Andrey Azeredo, MDB. "Acredito e confio no atual presidente da Comurg, Aristoteles de Paula Sobrinho, o Toti, . Esse tipo de denúncia pode ser inclusive de alguém que perdeu na licitação".

"O Toti é um homem íntegro, honesto e que jamais bancaria uma coisa dessas. É possível que alguma coisa pode ter acontecido, mas sem o conhecimento do presidente Toti. Ele tomará as medidas necessárias para esclarecer essas dúvidas", afirmou Oséias Varão, líder do Prefeito na Câmara. Outros vereadores, como Zander Fábio, Patriota, Tiãozinho Porto, Pros, Anderson Sales-Bokão, DC, também manifestaram apoio ao presidente da Comurg.