Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez comemora conquista de plano de carreira para Agentes de Saúde e Endemias

por Da Redação publicado 28/03/2022 09h35, última modificação 28/03/2022 13h28

A vereadora Sabrina Garcez (PSD) comemorou, na última sexta-feira (25), a notícia de que Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Goiânia finalmente terão plano de carreira. O  projeto deve ser encaminhado à Câmara pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), no início desta semana, junto com um pacote de medidas. "É a única categoria da Saúde de Goiânia que ainda não tem carreira", comentou a parlamentar, que atua pela valorização da categoria desde o ínício de seu primeiro mandato. Sabrina apresentou projeto de lei, participou de manifestações e de negociações desde a gestão anterior. "Mas só agora conseguimos tirar a proposta do papel", conta.

Para a vereadora, o plano de carreira é um sonho concretizado de valorização de uma categoria essencial. "São Agentes de Saúde e Endemias que fazem contato direto com a população, com famílias, e eles estavam muito desvalorizados", comenta.

As negociações envolveram representantes da categoria, secretários municipais – de Finanças, Administração e Saúde – e o próprio prefeito Rogério Cruz. "O presidente da Câmara, vereador Romário Policarpo, que trabalha na valorização de outras categorias, também foi muito importante na construção da carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias", conclui Sabrina.

O Agente Comunitário de Saúde e Endemias compõe a equipe na assistência multiprofissional em saúde da família, nos serviços de atenção básica. Além disso, desenvolve ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, tendo como foco atividades educativas em domicílios e coletividades. A Prefeitura de Goiânia está com inscrições abertas para concurso público que inclui a categoria, com oferta de 64 vagas. As inscrições devem ser realizadas entre 8 e 29 de abril. Veja o edital no link: https://www.goiania.go.gov.br/Download/legislacao/diariooficial/2022/do_20220308_000007754_suplemento.pdf

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora