Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, Sabrina Garcez homenageia Feira das Minas

Em Sessão Especial, Sabrina Garcez homenageia Feira das Minas

por Da Redação publicado 29/03/2022 08h35, última modificação 29/03/2022 17h52

A Câmara de Goiânia, por iniciativa da vereadora Sabrina Garcez (PSD), realizou Sessão Especial em homenagem à Feira das Minas, na manhã dessa segunda-feira (28).

No evento, foram entregues diplomas de honra ao mérito a 53 expositoras, em reconhecimento ao espaço conquistado no campo do empreendedorismo e ao estímulo ao protagonismo feminino na economia do município, que traz dignidade e esperança na vida de mulheres e de suas famílias. "São mulheres que me inspiram a seguir lutando por nossos direitos", afirmou a parlamentar.

Para a vereadora, apoiar o empreendedorismo feminino é uma forma de ajudar mulheres na conquista de sua independência e, a partir disso, possibilitar liberdade de escolha para construir uma vida feliz e sem opressão.

Em nome das expositoras homenageadas, a coordenadora da Feira das Minas, Pauline Arroyo, pediu apoio governamental e leis que estimulem a realização de feiras e o empreendedorismo feminino. Ela também comentou sobre experiências de mulheres que testemunhou durante os quatro anos à frente da Feira das Minas. "Vi mulheres querendo desistir. Mulheres vítimas de violência, de racismo; mulheres que não podem fazer a feira porque não têm com quem deixar os filhos; e mulheres agradecidas porque a feira salvou o negócio delas", declarou. Pauline agradeceu o apoio de Sabrina Garcez e da equipe da parlamentar. "Isso aqui é muito importante para todas nós", finalizou.

Violência no mercado de trabalho

Em seu discurso na Sessão Especial, Sabrina destacou números que expõem a situação da mulher nos dias de hoje. De acordo com o IBGE, apenas 8% das mulheres são donas de negócios; dessas, apenas 17% são mulheres negras.

O mesmo levantamento apontou que o rendimento médio mensal de homens brancos é de R$ 2.796,00, contra R$ 1957,00 de mulheres brancas. Já pessoas negras e pardas podem ter rendimento médio por mês até 73,9% menor em relação às brancas.

Quando se analisa inserção no mercado de trabalho, dados revelam que o número de mulheres desempregadas é 29% maior em comparação à quantidade de homens sem emprego.

Violência física e sexual

Um estudo publicado pela revista The Lancet, em fevereiro deste ano, indica que 27% das mulheres de 15 a 49 anos sofreram violência física e/ou sexual dos parceiros masculinos durante a vida. Dessas, 13% foram violentadas nos últimos 12 anos de pesquisa.

Com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o estudo aponta que a violência de parceiros pode ter grande impacto, a curto e longo prazo, na saúde física e mental da vítima, incluindo lesões, depressão, ansiedade, gravidez indesejada, infecções sexualmente transmissíveis e até morte.

"Sair dessa condição de violência só é possível com autonomia, principalmente financeira", comentou Sabrina.

Feira das Minas

Criada em Goiânia, em outubro de 2018, a Feira das Minas oferece oportunidade para mulheres mostrarem e comercializarem o fruto de seu trabalho e de seu talento. O evento ocorre em dois domingos mensais, no Cepal do Setor Sul, e conta com até 100 expositoras a cada edição. Exalta o trabalho das mulheres, além de oferecer programação para o fim de semana na capital – com roupas, brechó, artesanato, comidinhas, apresentações artísticas e outros produtos.

"Por contar com toda essa diversidade, o ambiente torna-se aconchegante para todos os gêneros e idades, contribuindo para o turismo e o desenvolvimento econômico e social de Goiânia", concluiu Sabrina.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora