Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Em Sessão Especial, Sabrina Garcez homenageia voluntários e parceiros do Naia Autismo

por Da Redação publicado 04/04/2023 16h25, última modificação 05/04/2023 10h06
Formada por pais, amigos e familiares de autistas, associação tem missão de proporcionar vida digna à pessoa com o transtorno

A Câmara de Goiânia realizou, nesta segunda-feira (3), Sessão Especial em homenagem aos voluntários e parceiros do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia Autismo). A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), propositora da solenidade, concedeu mais de 160 Diplomas de Honra ao Mérito. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no último domingo (2).

"Esta é uma data importante de alerta sobre uma causa essencial e sensível", anunciou a vereadora, que abriu a cerimônia com uma salva de palmas para todas as famílias, mães, pais e pessoas com autismo, "pela força, pela coragem e pelo amor com que enfrentam desafios diários para ultrapassar barreiras e preconceitos que a sociedade lhes impõe".

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico, todas relacionadas com dificuldade no relacionamento social.

O Naia Autismo é uma organização não-governamental formada por pais, amigos e familiares de autistas, que tem como missão proporcionar vida digna à pessoa com autismo, oferecendo instrumentos para convivência no lar e em sociedade. "Acreditamos que arte e cultura são elementos essenciais para ajudar na inclusão da pessoa autista e de seus familiares”, explicou o presidente da instituição, Marcelo Oliveira. Ele se emocionou e agradeceu a todos que fazem a história da entidade. Para Lorena Valle, diretora do Naia, "a arte salva e a música transforma. Confiem que o resultado vem".

A mesa da cerimônia foi composta pelo advogado e voluntário Luciano Gomes; pelas diretoras do Naia Autismo, Lorena Valle e Ozuene Almeida; pelo jornalista e voluntário, Theo Taveira; Sandra Regina Andrade, mãe de autista e voluntária; e Marcelo Oliveira, representando os homenageados.

Voluntários

Vários voluntários relataram experiências junto ao Naia Autismo. O ator e animador de eventos William dos Santos Pereira, vestido como Quico, do Chaves, comentou sobre a alegria de ver o impacto de seu trabalho na vida de pessoas com autismo. A fotógrafa Fernanda Marques contou que seus registros lhe dão a chance de mostrar detalhes das delicadezas e emoções do acolhimento. "São momentos que as pessoas precisam ver", disse.

Sandra Regina Andrade, mãe de autista e voluntária, declarou: "O Naia é carinho, amor e proteção. Não tem coisa melhor que o sorriso no rosto de nossos filhos."

Já o produtor cultural Hélio Martins, coordenador da Cia. Pequizeiro, defendeu espaço na Lei de Incentivo à Cultura para trabalhos que envolvam autistas e pessoas com outras deficiências.

O jornalista Theo Taveira, conhecido por trabalhos na televisão, agradeceu ao Naia Autismo por sua decisão de criar o podcast "Política no Plural". Segundo ele, a iniciativa mudou propósitos e rumos da carreira. "Vocês me inspiram. Sou muito orgulhoso de estar aqui", comentou.

Luciano Gomes, diretor do Instituto Arte e Inclusão e voluntário no Naia, também expressou agradecimento e reconhecimento à entidade.

Leis e Projetos

A convivência com um primo autista, o cantor Maurício Garcez, despertou a sensibilidade de Sabrina para a questão, que, segundo ela, exige olhar humanizado e sem preconceito por parte da sociedade. Defensora da causa, a parlamentar tem no autismo uma das principais bandeiras políticas de seu mandato. Além de destinar emendas parlamentares para entidades que trabalham pela inclusão, como o Naia Autismo, ela estuda e apresenta propostas para adaptar a legislação e auxiliar famílias e pessoas com autismo a enfrentar desafios com mais conforto e bem-estar.

Em 2023, a Secretaria Municipal de Educação realiza o curso de formação “Transtorno do Espectro Autista - Conhecer, Planejar e Incluir”. A capacitação resultou de audiência pública promovida pelo mandato de Sabrina, em 2022, quando foram debatidas mudanças necessárias na Rede Municipal de Educação para melhor acolhimento da criança autista na escola.

Também no Legislativo, Sabrina criou a Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de leis que estabelecem o cadastro e a carteira de identificação da pessoa com autismo e que determinam a inserção do símbolo mundial do autismo nas placas de atendimento prioritário em estabelecimentos.

A vereadora propôs ainda projeto de lei que concede às crianças, adolescentes e adultos com autismo o direito de serem acompanhados, durante período de internação hospitalar, por familiar ou alguém capacitado. Aprovado no fim de março, a matéria altera a Política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Lei Berenice Piana de Piana - 9.844/2016).

Outra proposta em trâmite na Câmara, também de autoria da parlamentar, torna vitalícia a validade de laudos do Transtorno do Espectro Autista. Segundo o texto, trata-se de um problema que afeta e impõe sofrimento desnecessário às famílias de autistas na busca por renovação de laudos para garantir direitos e serviços.

Já o projeto de lei 3/2022 institui uso do colar girassol como instrumento auxiliar de orientação para alerta e identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis – como autismo, por exemplo.

De acordo com Sabrina, agentes públicos precisam estar atentos para desenvolver políticas de inclusão e de redução das desigualdades. "Estou na luta em prol das pessoas autistas. Meu mandato e minha ação política estão a serviço da causa autista", concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora