Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez participa de formatura de mulheres que receberam capacitação profissional

por Da Redação publicado 10/06/2022 18h05, última modificação 14/06/2022 17h20
Cursos foram oferecidos por meio de emendas da vereadora, em parceria com Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Senai

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) participou, nesta sexta-feira (10), da entrega de diplomas para 70 formandas dos cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com o Senai. Na solenidade foram concedidos certificados nas áreas de Assistente de Cozinha, Aprendiz Industrial, Costureira de Máquina Reta e Overloque, Chocolateria, Montagem e Manutenção de Celulares, Montagem e Manutenção de Computadores, Panificação e Confeitaria.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Tatiana Lemos, a parlamentar é defensora das mulheres e destinou emendas para realização dos cursos. “Sem ela [Sabrina], não estaríamos aqui hoje, entregando esses diplomas", afirmou. Tatiana reforçou ainda a relação entre capacitação técnica e garantia de autonomia financeira para mulheres que possivelmente vivem em situação de violência. “Elas foram as primeiras a perder seus empregos durante a pandemia, sendo a maioria chefes de família.”

Emendas da vereadora possibilitaram abertura de 400 vagas – destinadas a mulheres goianienses em situação de vulnerabilidade social – em cursos gratuitos de capacitação para o mercado de trabalho. De acordo com Sabrina, é preciso colocar em prática mecanismos efetivos de apoio às mulheres. “Não adianta discurso bonito. Tatiana e eu fizemos um projeto de lei para que mulheres sejam, pelo menos, 5% do total de empregados das empresas de Goiânia. Mas, em reunião com o Senai, descobrimos que faltavam cursos de capacitação em diversas áreas para que o mercado pudesse contratar mais mulheres. Há enorme espaço para elas na indústria, na construção e até em oficinas”, disse.

Cursos

O cronograma oferece novas capacitações a cada semana, até o fim do ano. Inscrições são realizadas presencialmente na Secretaria da Mulher, localizada na Rua 74, nº 423, Setor Central, das 9 às 16 horas. Também podem ser feitas clicando no ícone Rede Mulher, no site da Prefeitura de Goiânia, ou no aplicativo Prefeitura 24 horas.

Vagas começaram a ser oferecidas em fevereiro, no Jardim Colorado e na Vila Canaã. Ao longo de 2022, serão ofertados diferentes cursos em várias regiões da capital. O objetivo é abrir espaço no mercado, além de gerar renda e melhores condições de vida para mulheres goianienses.

Defesa da mulher

Sabrina Garcez tem, entre bandeiras de sua ação política, a defesa dos direitos das mulheres, cotas femininas na política e nas instituições e representatividade democrática das mulheres. Ela acredita que é preciso trabalhar muito para que tudo isso saia do discurso. “Capacitação para o mercado de trabalho é o principal caminho”, defende.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora