Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez pede mobilização de setor cultural para destinação de antigo prédio da Assembleia Legislativa

por Da Redação publicado 18/03/2022 15h25, última modificação 21/03/2022 14h02

A vereadora Sabrina Garcez (PSD) pediu mobilização de artistas, produtores e entidades do setor cultural, ao longo das próximas semanas, para consolidar a destinação do antigo prédio da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) à cultura goianiense.

Na Audiência Pública realizada nesta sexta-feira (18), no Auditório do Colégio Ateneu Dom Bosco, que contou com a participação em peso de representantes do setor, a parlamentar observou que, além do desafio de confirmar a destinação, é preciso fazer o Palácio da Cultura funcionar. "Essa não é uma luta só do meu mandato. Sou mais uma para que a gente consiga alcançar este objetivo, que já está quase lá".

Ainda segundo Sabrina, a Câmara funciona como elo para promover discussões e facilitar o diálogo entre população e Executivo. "Foi nesse sentido que propus a Audiência, para reforçar essa necessidade, garantir a entrega do prédio à cultura e discutir a melhor forma de ocupar o espaço, que é de todos nós", comenta.

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, revelou a intenção de unificar todas as instituições da Cultura na ex-sede da Alego – o que possibilitaria, inclusive, economia mensal de cerca de R$ 300 mil. Já o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Jales Guedes, ao comemorar a provável destinação do prédio, destacou seu desejo de que a ideia do espaço cultural seja concretizada.

Representante do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo - Seção Goiás, Antônio de Pádua observou que a entidade classista apoia a reconstrução e revitalização de todos os prédios abandonados em Goiânia, como forma de dar nova feição à cidade. Conselheira do órgão, Ana Carolina reforçou a necessidade de readequações no antigo prédio da Assembleia, para atender à funcionalidade demandada pelo setor da cultura. Ela afirmou ainda que o conselho está disposto a participar desse projeto. O diretor executivo do Instituto Rizzo, João Novaes, propôs um abraço coletivo e simbólico no local, no próximo dia 30, como forma de celebrar a destinação do prédio.

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou, nesta semana, que o local onde funcionou o parlamento goiano, durante 60 anos, será transformado em Palácio da Cultura. Diversos outros órgãos públicos e entidades também reivindicam o espaço, localizado ao lado do Bosque dos Buritis, no Setor Oeste.

Projetado por Eurico Calixto de Godoi, com colaboração de Elder Rocha Lima, a ex-sede da Alego é considerada um ícone da arquitetura moderna brasileira.  Há mais de um ano, Sabrina Garcez trabalha para concretizar a destinação do prédio ao setor cultural de Goiânia – algo que, para ela, agregará ainda mais valor e significado ao local. "Além da arquitetura e da localização central, o prédio dispõe de auditório e de muitas salas que permitirão reunir uma série de atividades, transformando-se em atração e em referência para a capital", explica.

Setor cultural

A Audiência Pública contou com a participação de nomes de peso da cultura goianiense, entre eles o maestro Eliseu Ferreira, da Orquestra Sinfônica de Goiânia; o presidente do Sindicato dos Músicos de Goiás, Moka Nascimento; a diretora da Orquestra Filarmônica de Goiás, Laíde Magalhães; a presidente da Comissão Goiana do Folclore, Izabel Signorelli; o presidente da Ordem dos Músicos do Brasil - Seção Goiás, Emerson Piazona; Edmar Carneiro, do Instituto Gustav Ritter; o superintendente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Vitor Cadillac – representando a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Festivais Vaca Amarela e Grita Goiânia); o fotógrafo cultural Nelson Silva Santos; a coordenadora da Feira das Minas, Pauline Arroyo; Regina Perri, representando o vereador Willian Veloso (PL); e a professora Adriana Andraus, do Centro Livre de Artes.

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora