Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcez propõe prioridade de atendimento psicossocial para pais de filhos autistas

por Da Redação publicado 10/11/2023 10h45, última modificação 10/11/2023 14h37
Autora de projeto de lei afirma que pais e responsáveis de pessoas com autismo tendem a negligenciar autocuidado

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) apresentou, nesta quinta-feira (9), na Câmara de Goiânia, projeto de lei (PL 397/2023) para garantir prioridade de atendimento psicossocial a mães, pais e responsáveis que se dedicam ao cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

"As pessoas que se dedicam ao cuidado das pessoas autistas enfrentam desafios físicos e emocionais devido às demandas e às rotinas exaustivas”, afirmou a parlamentar.

A proposta estabelece oferta do atendimento pela rede municipal de saúde. O texto também autoriza contratação ou convênio com a rede privada e com entidades civis para garantir oferta do serviço.

Sabrina Garcez detalha que pais e responsáveis de pessoas autistas tendem a negligenciar o autocuidado. “Nossa proposta busca assegurar que essas pessoas tenham prioridade no acesso ao atendimento psicossocial, pois isso não só fortalece as famílias, como também promove o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas com TEA", acrescentou.

Após receber parecer da Procuradoria da Câmara, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora