Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Projeto obriga distribuição gratuita de água em eventos

Projeto obriga distribuição gratuita de água em eventos

por Da Redação publicado 28/11/2023 10h45, última modificação 28/11/2023 15h44
Iniciativa surge em resposta ao trágico falecimento da estudante universitária Ana Clara Benevides. Jovem morreu durante show da cantora Taylor Swift, no último dia 17, no Rio de Janeiro

A vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) protocolou, na Câmara de Goiânia, projeto de lei para obrigar fornecimento  gratuito de água potável em eventos artísticos na capital. “Proibir ou dificultar acesso à água é infringir o princípio da dignidade da pessoa humana e o direito ao lazer e à cultura, atentando igualmente contra a saúde pública”, justificou a parlamentar.

A iniciativa surge em resposta ao trágico falecimento da estudante universitária Ana Clara Benevides. A jovem morreu durante show da cantora Taylor Swift, no dia 17 de novembro, no Rio de Janeiro.

De acordo com a matéria, o fornecimento de água poderá ocorrer por meio da instalação de pontos de hidratação em locais acessíveis e devidamente sinalizados ou por distribuição gratuita de água potável aos frequentadores. A quantidade mínima de bebedouros disponibilizados pelas empresas organizadoras será calculada conforme a capacidade do local – cumprindo diretrizes estabelecidas por órgãos de saúde e de segurança.

O texto proíbe cobrança de taxa ou de valor adicional para acesso aos bebedouros, bem como aumento abusivo no preço da água comercializada. A proposta também autoriza que pessoas portem a própria garrafa de água no acesso ao local do evento.

O descumprimento das determinações, conforme o projeto, acarretará em sanções – advertência, multa e suspensão da autorização para realização de futuros eventos – à empresa.

Para Sabrina Garcez, a iniciativa busca salvaguardar a segurança e o bem-estar do público em shows e em grandes eventos. “Ao distribuir água potável gratuitamente, organizadores assumem a responsabilidade de mitigar esses riscos e de assegurar que o evento seja lembrado por momentos de alegria, não por incidentes evitáveis”, concluiu.

O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

*Com informações da assessoria de comunicação da vereadora