Sabrina Garcêz quer estabelecer política de futebol feminino no município
A vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) apresentou nessa terça-feira, 13, projeto de lei para a criação da política Municipal de Fomento ao Futebol Feminino em Goiânia. De acordo com a proposta apresentada, um Comitê de Fomento seria o responsável por garantir a oferta da prática tanto na forma de atividades educacionais e de lazer, quanto na profissionalização do futebol feminino na capital.
O projeto também prevê a criação, em parceria com o governo estadual, de um Centro de Formação para atletas e equipe técnica em Goiânia. “O intuito do projeto é incentivar a prática do futebol feminino em nossa cidade, além de garantir a profissionalização de atletas e a inclusão de equipes femininas em campeonatos municipais”, afirma Sabrina.
Segundo a parlamentar, a proposta política do projeto é pautada pela inclusão social, construção coletiva, respeito às diferenças, combate à dependência química e estímulo à autonomia. Para Sabrina, o poder transformador da prática esportiva é evidente, e cabe ao poder público criar mecanismos para que mais mulheres pratiquem o esporte.
“No caso do futebol, ainda se observa que os incentivos são, em sua maioria, voltados para as equipes e competições masculinas. A propositura desse projeto de lei é justamente para contornar essa situação e dar mais e melhores condições às mulheres que praticam futebol em nossa cidade”, atesta.
Texto produzido pela assessoria do gabinete da vereadora