Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Sabrina Garcêz realiza debate sobre projeto Mãe Crecheira

Sabrina Garcêz realiza debate sobre projeto Mãe Crecheira

por joana — publicado 21/03/2017 16h55, última modificação 21/03/2017 17h01
Sabrina Garcêz realiza debate sobre projeto Mãe Crecheira

Foto de Marcelo do Vale

Sob o comando da vereadora Sabrina Garcêz (PMB), foi realizada na tarde de hoje, dia 21, na Câmara Municipal de Goiânia, a primeira Audiência Pública para debater o pré projeto “Mãe Crecheira”, que é uma alternativa para a falta de vagas em creches implantado em vários municípios do país. A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta por Célia Valadão ( secretária municipal de Políticas para as Mulheres), Ester Carvalho ( presidente do Conselho Estadual de Educação), Agnaldo Lourenço ( presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Daniel Antonio de Lima ( Conselheiro Tutelar) e Acácia Bringel (presidente do Conselho municipal de Educação).

Realizado no auditório Carlos Eurico, o evento contou com as presenças dos vereadores Vinícius Cirqueira (Pros), Cristina Lopes ( PSDB) e Lucas Kitão (PSL); ex-vereadora Cida Garcêz , Eduardo de Oliveira ( da Universidade de Rio Verde), conselheiros tutelares e professores da rede municipal de ensino.

Polêmico, o tema da audiência gerou vaias e aplausos. De um lado, professores que pediam a construção de mais CMEIs e criticavam as posições favoráveis ao projeto. Do outro, mães que reivindicavam locais seguros para abrigar seus filhos enquanto trabalham.

Contra a implantação do projeto, se manifestaram Cristina Lopes, Ester Carvalho, Acácia Bringel e Agnaldo Lourenço. Para a vereadora “o projeto irá precarizar ao extremo a educação infantil, segregando ainda mais as crianças da periferia”. Já o vereador Vinícius Cirqueira, que foi conselheiro tutelar, elogiou a iniciativa de Sabrina Garcêz em colocar em debate um tema tão polêmico, mas necessário. “Eu sou morador da periferia e sei o que é conviver diariamente com mães que não conseguem trabalhar porque não têm onde deixar seus filhos. Todos nós queremos CMEIs. Mas a realidade é que não existem vagas atualmente. O que, de fato, existem são as mães crecheiras informais”, afirmou o parlamentar.

Para Sabrina Garcêz, a audiência pública é o espaço ideal para o debate de idéias em busca de soluções. De acordo com a vereadora, a proposta de implantação de “Mãe Crecheira” tem como “objetivo tirar as crianças que se encontram nas ruas, especialmente nos bairros da periferia de Goiânia. O ideal seria que estas crianças fossem acolhidas pelas unidades de Centro Municipal de Educação Infantil. Mas a realidade é outra. Temos um déficit de mais de dez mil vagas. Isto não tem como ser resolvido em pouco tempo. Por isso, nosso pré projeto é oferecer uma alternativa temporária para suprir a falta de vagas para crianças de um ano e meio a quatro anos de idade incompletos. Através do Mãe Crecheira, com pessoas qualificadas e treinadas, a mãe teria maior segurança para deixar seu filho lá enquanto trabalha. Além do treinamento adequado, este projeto também contará com o acompanhamento de nutricionista, odontólogo, assistente social, além da fiscalização diária através do Poder Público em parceria com conselhos tutelares e a sociedade civil organizada”.