Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Audiência vai discutir Parceria Público-Privada para administração de cemitérios

por Patrícia Drummond publicado 01/11/2018 15h50, última modificação 05/11/2018 07h58

Foto: Alberto Maia

A vereadora Sabrina Garcêz (PTB) apresentou nesta quinta-feira (1º), em Plenário, requerimento propondo a realização, pela Câmara, de uma Audiência Pública para tratar sobre os cemitérios públicos da Capital. Sabrina pretende, com o evento – ainda a ser agendado pela Casa -, avaliar a possibilidade de se fazer uma parceria público-privada (PPP) para gestão e manutenção destes locais.

“A gestão de cemitérios municipais pode ser um grande desafio para a Prefeitura, afinal, nem sempre o orçamento é suficiente para custear salários e serviços de manutenção”, justifica a vereadora, destacando que, nesses casos, os cemitérios acabam por se transformar em estruturas deficitárias dentro da gestão pública.

Outra questão, sustenta a parlamentar goianiense, é ainda mais grave: “Cemitérios pouco cuidados podem se tornar um problema ambiental, inclusive como responsáveis por contaminação do lençol freático”. Além disso, diz Sabrina, a má gestão de cemitérios pode redundar em falta de segurança. “Como o serviço costuma ser deficitário, os investimentos em segurança e monitoramento costumam ser precários”, argumenta.