Sabrina propõe instalação de brinquedos para crianças com deficiências
A vereadora Sabrina Garcêz (PMB) apresentou hoje (23) matéria propondo a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiências em jardins, parques, clubes e áreas abertas ao público. Além de equipamentos para deficientes físicos, deverão ser instalados brinquedos adaptados às crianças cegas, tais como jogos de tabuleiro e baralhos táteis.
Para isso, a Prefeitura poderá celebrar convênios na modalidade Parceria Público Privada (PPP) para a fabricação, execução e operação dos equipamentos, segundo a proposta da parlamentar.
“A Constituição estabelece o lazer como direito social, contudo a maioria dos brinquedos instalados nos parques foram desenvolvidos para pessoas que não apresentam deficiências”, explica
Sabrina, adicionando que causam uma “lamentável e consequente segregação para o acesso e uso dos espaços”.
A vereadora afirma ainda que “devido às limitações de suas condições físicas ou sensoriais, as crianças com deficiência, muitas vezes, são isolados do ponto de vista social” e o “ato de brincar possui um efeito biológico e psíquico estimulante, contribuindo positivamente para o crescimento pessoal”.