Você está aqui: Página Inicial / Sala de Imprensa / Notícias / Câmara aprova instalação de lavatórios públicos em feiras, parques e praças de Goiânia

por Da Redação publicado 28/06/2023 11h20, última modificação 28/06/2023 16h43
Plenário também aprovou colar de girassol como instrumento para identificação de pessoas com deficiências ocultas. Projetos são de autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos)

O Plenário da Câmara de Goiânia aprovou, em segunda votação, nesta quarta-feira (28), projeto de lei (PL 224/2021) para instalação de lavatórios públicos em áreas de grande circulação – como feiras livres, parques, praças e Centros Populares de Abastecimento e Lazer (Cepal). De autoria da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos), a proposta visa ao combate do vírus da Covid-19.

Segundo o texto, os lavatórios serão instalados em locais de fácil acesso, com disponibilização de itens para higiene das mãos. O projeto autoriza a Prefeitura a estabelecer parcerias com entidades sociais e empresas privadas para viabilizar instalação dos lavatórios.

Sabrina explicou que a quantidade de lavatórios será proporcional à circulação de pessoas em cada região. "A depender da demanda, será possível instalar vários lavatórios no mesmo local", afirmou.

Ainda de acordo com a vereadora, sua proposta pretende "evitar possíveis casos de Covid-19 em lugares públicos, que são pontos de contágio. Não obstante a política de isolamento adotada em Goiás, a prevenção é fundamental para reforçar o combate ao vírus. Portanto, é obrigação do poder público antecipar medidas para minimizar o perigo de contágio entre a população que frequenta esses locais".

Colar de girassol

Também em segunda votação, o Plenário aprovou projeto de lei (PL 003/2022), de autoria de Sabrina Garcez, que institui colar de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis.

Os projetos serão encaminhados para sanção ou veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).