Sabrina propõe programa de reinserção de jovens em medidas socioeducativas
Parlamentar requer que 10% das vagas do Programa Jovem Aprendiz, destinadas à Câmara Municipal, sejam destinadas a jovens de programas socioeducativos.
A vereadora Sabrina Garcêz (sem partido) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara sugerindo que a casa destine 10% das vagas, a que tem direito no Programa Jovem Aprendiz, para jovens que cumprem medidas socioeducativas em Goiânia. O objetivo é oportunizar a reinserção dos adolescentes no mercado de trabalho e quebrar estigmas quanto às suas contratações.
“O Jovem Aprendiz tem como princípio dar acesso ao ensino, aprendizado e, também ao trabalho. O que eu sugiro é que a partir desse direcionamento do Programa os adolescentes, que estão no socioeducativo, sejam inseridos nas oportunidades de estágios da Câmara”, explica Sabrina.
Segundo a parlamentar, ao oportunizar essa entrada ao estágio a Câmara dá um importante passo para a superação do estigma que recai sobre esses jovens. “Nós sabemos dos preconceitos que esses jovens encontram no processo de reinserção, e é a falta de oportunidades que os leva novamente ao sistema. É importante que a Casa dê esse exemplo”, avalia.
Sabrina acredita na sensibilidade do parlamento para que o pedido seja aprovado. “Grande parte desses jovens encontram-se em situação de vulnerabilidade social, portanto, é nosso dever buscar alternativas para mudar esse cenário no qual eles se encontram, e garantir que o processo de ressocialização seja efetivo e exitoso”, observa Sabrina.
Texto da Assessoria de Imprensa do gabinete